A paciente, B.C.M., foi submetida a uma cirurgia bariátrica há 5 dias e está conseguindo se alimentar bem, conforme protocolo estabelecido de evolução da dieta, neste caso específico. Por ela estar conseguindo se alimentar de forma correta, defina, a partir deste ponto, como deve ser a evolução da dieta desta paciente e até qual momento ela deve receber suplementação de micronutrientes, justificando sua resposta. *
Respostas
Resposta:
Dieta líquida, pastosa e normal
A alimentação liquida é constituída de pequenos volumes (em torno de 50 ml por refeição a cada 30 minutos) e tem como principal objetivo o repouso gástrico, a adaptação aos pequenos volumes e a hidratação.
Na dieta pastosa, a inclusão de alimentos na consistência de cremes e purês. O objetivo principal é manter o repouso gástrico e iniciar a transição para dieta branda, onde mastigação exaustiva deverá ocorrer. O tempo médio de duração é de 7 a 10 dias.
Após a dieta pastosa, evolui-se para uma fase com alimentos bem cozidos, que não demandam muita mastigação. Essa fase pode ser ignorada e o paciente orientado para avançar para a dieta geral, que consiste na evolução gradual para uma consistência ideal para uma nutrição satisfatória. Geralmente ocorre a partir do 1º mês após a cirurgia quando, quase todos os alimentos começam a ser introduzidos na alimentação diária.
Explicação:
Devido uma série de pessoas respondendo as questões de forma errônea, me senti no dever de tentar ao menos consertar tais fatos! (entretanto, espero que você leitor da minha resposta, tenha consciência que o fato de obter o fácil acesso à resposta, não deve lhe tirar o prazer de aprender realmente sobre a questão em si). Tendo em vista que isso aqui é uma área de tecnologia educacional que gera um grupo de redes sociais de aprendizagem para estudantes e educadores. (É um enorme prazer ajudar você)