A industrialização ampliou a divisão do trabalho dentro da unidade de produção (a fábrica) e no interior da sociedade de cada país. Ao mesmo tempo, estabeleceu a Divisão Internacional do Trabalho entre os países industriais e as regiões fornecedoras de produtos agrícolas e minerais. LUCCI, E. A. et. al. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. Editora Saraiva, 2005. p. 56. Assinale a alternativa que NÃO expressa uma característica da Divisão Internacional do Trabalho (DIT): *
A) A Divisão Internacional do Trabalho envolve, entre outras questões, as relações desiguais entre o Norte desenvolvido e o Sul subdesenvolvido nos campos político e econômico.
B) Os países desenvolvidos exportam produtos tecnológicos, e os países subdesenvolvidos exportam matérias-primas.
C) A formação da DIT está relacionada, principalmente, com os eventos ligados ao colonialismo.
D) Conferências internacionais são anualmente realizadas para se definir qual tipo de produto cada país produzirá no contexto do comércio internacional.
E) A DIT atual se apresenta complexa e estratificada, destacando um grupo de economias emergentes de industrialização tardia.
Respostas
respondido por:
370
Alternativa D falsa;
Não há conferências internacionais para se definir o que cada país deve produzir, salvo alguns pequenos acordos no âmbito da OMC e no contexto de determinados blocos econômicos.
respondido por:
194
Acerca da Divisão Internacional do trabalho, está incorreto o apresentado na letra D.
Isso porque na atualidade, não há a realização de conferências anuais, voltadas para a definição do que cada país deve produzir.
O que ocorre de fato, são alguns pequenos acordos realizados no âmbito da Organização Mundial do Comércio, associados a determinados blocos econômicos.
Sendo assim, está incorretamente coloca a letra D.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás