Respostas
Resposta:
As fases do renascimento reúnem três momentos:
Trecento (século XIV)
Quatroccento (século XV)
Cinquecento (século XVI)
Essas fases estão intimamente relacionadas com o renascimento artístico e cultural que começou na Itália no século XIV, mais precisamente na cidade de Florença. Ainda que elas apresentem características em comum, por exemplo, o humanismo e a inspiração na arte clássica, se diferem em alguns aspectos.
Trecento: É um momento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna em que se nota o despontar de questões humanistas, além das inspirações clássicas.
Quatrocento: É uma fase de consolidação das artes, com a difusão de diversas obras e artistas, dos quais se destacam Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli, Filippo Brunelleschi e Massacio. Representa o auge do renascimento artístico e cultural na Itália e por isso, pode ser chamado de Alta Renascença.
Cinquecento: Nessa fase, os artistas já começam a se distanciar dos temas religiosos e assim, notamos a mescla dos temas religiosos e profanos nas obras. Nessa época, o estilo renascentista se consolida em diversas partes do continente europeu: Portugal, Espanha, França e Alemanha.
Explicação: