• Matéria: Biologia
  • Autor: ElinandoSantos
  • Perguntado 9 anos atrás

A pepsína é uma enzima do suco gástrico, cujo pH situa-se ao redor de 2,0, e digere proteínas. Um pesquisador retirou suco gástrico de um cão e colocou-o num tubo de ensaio juntamente com um pedaço de carne. Em senguida adicionou NaOH ao tubo, elevando o pH ao redor de 9,0, e aqueceu o material até 80°C e verificou, então, que a carne não foi digerida. Explique o porquê desses resultado.

Respostas

respondido por: larakamylla
98
Como a pepsina possui um pH ótimo, ou seja, um valor de pH sob o qual é capaz de atuar, sujeitar essa enzima a um pH diferente a impede de atuar. O fator temperatura também impede a ação da enzima, já que são sensíveis a qualquer alteração do seu ambiente de atuação.

ElinandoSantos: Muito Obrigado, tirrou muitas dúvidas que eu tinha a respeito disso, me ajudou muito.
larakamylla: Disponha!!!
respondido por: Pablo516
19
O pedaço de carne contém muita proteína em sua composição, a pepsina é uma enzima que digere as proteínas transformando-as em aminoácidos. Porém, uma das características das enzimas é o modo de funcionamento, elas só conseguem fazer a digestão desses componentes caso o seu Ph e a sua temperatura forem adequadas.

Para que a proteína da carne fosse digerida, o Ph das enzimas precisaria ser bem baixo para que fosse ácido, mas como foi adicionada uma base, o Ph se elevou e deixou a enzima com um funcionamento prejudicado.

Também é necessário que a temperatura seja a certa, como a pepsina é uma enzima que é encontrada no estômago dos animais, ela funciona a uma temperatura em torno de 36º C-37º C, mas como ela foi aquecida a 80º C, não havia nenhum jeito de que a enzima funcionasse e fizesse a digestão das proteínas que compõe a carne.

Espero ter ajudado.

ElinandoSantos: Obrigado, me ajidou bastante e tirou algunas dúvidas sobre a temperatura do pH.
Perguntas similares