Respostas
Resposta:
Um seixo talhado é um pedaço de rocha manejável (um seixo, um pequeno bloco, uma laje, uma lasca de bom tamanho, etc.[1]) com um talhe rudimentar e incompleto (com frequência dois ou três lascados) que forma uma aresta cortante e que conserva grande parte de serce para dar uma vida nova aos povos recoletores so que não a superfície natural de suporte, ou seja, do córtex.
O seixo talhado é o artefato mais antigo que tem fabricado o ser humano (desde há mais de dois milhões de anos); contudo, é tão simples que a sua verdadeira função é ignorada: quer uma ferramenta, quer um núcleo e que o verdadeiro objetivo do talhe tenham sido as lascas extraídas, quer ambas as opções ocorressem numa mesma peça, sucessiva ou simultaneamente, ou seja, que fossem tanto núcleos quanto ferramentas funcionais. De fato, em alguns deles foram encontrados sinais de uso.
Os seixos talhados com frequência são denominados também "seixos trabalhados".
São característicos das culturas mais antigas da Pré-História (Olduvaiense, Cultura dos seixos talhados, Paleolítico inferior arcaico...; geralmente as que precedem o Acheulense). Contudo, dada a sua simplicidade, é possível uma multifuncionalidade; os seixos talhados não faltam em nenhuma das etapas nas quais há indústrias líticas, dos albores da humanidade até a atualidade; sem que se apreciem mudanças de estilo —salvo, talvez, a aparição dos denominados "seixos talhados tipo cepilho" (rabots), com uma frente funcional curva, muito regularizada e de características muito específicas—. Ou seja, não há diferença entre um exemplar do mais antigo Paleolítico e outro de épocas históricas.
Em milhões de anos um tipo lítico apenas cambiou, portanto torna-se inútil tentar estabelecer processos evolutivos dentro de fases específicas da Pré-História; assim, por exemplo, é impossível saber se os seixos talhados mudaram ao longo do Acheulense.
Explicação:
foi grande mais espero ter ajudado