16-Sobre as políticas públicas para o turismo no Brasil, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. O Plano Nacional de Turismo, que começou a ser elaborado no ano de 2018, traz uma série de metas, diretrizes e programas, a título de sugestão, a serem executados pelos entes da federação, buscando o desenvolvimento do turismo no país.
b. Um dos principais documentos para o desenvolvimento do turismo no Brasil é o Plano Nacional de Turismo, que expressa, em metas, diretrizes e programas, os caminhos necessários para que a atividade turística possa trazer desenvolvimento a todos os sujeitos envolvidos na cadeia.
c. Ainda que o tema da sustentabilidade tenha ganhado cada vez mais espaço dentro das discussões acerca do desenvolvimento do turismo no Brasil, o mesmo ainda não é tema de legislação federal.
d. O tema da sustentabilidade expresso pelo Plano Nacional de Turismo 2018-2022 refere-se exclusivamente à sustentabilidade de recursos naturais, uma vez que as questões relativas ao patrimônio cultural são ainda bastante recentes na legislação brasileira.
17- Acerca das novas dimensões contemporâneas para se trabalhar com o patrimônio cultural atualmente, marque “V” para Verdadeiro e “F” para Falso.
( ) Os jogos e aplicativos são oportunidades para acessarmos alguns valores patrimoniais e entender processos de patrimonialização de forma mais lúdica.
( ) Necessário pensar como podemos adaptar as propostas educativas para diferentes faixas etárias (crianças, jovens, adultos e idosos).
( ) Deve haver cuidado com a inserção de aplicativos, pois o celular atrapalha em todos os sentidos o desempenho do estudante, pouco contribuindo para a proposta pedagógica.
( ) O uso de computadores, celulares, tabuleiros ou em formato de RPG ajudam a aproximar as crianças e jovens das ideias relacionadas ao patrimônio cultural.
A alternativa que contém a resposta correta, observando a sequência de cima para baixo é:
Escolha uma:
a. F, V, F, V.
b. F, F, V, V.
c. V, F, V, F.
d. V, V, F, V.
18-Sobre o papel do mediador de educação para o patrimônio, é correto afirmar:
I – Pensa prioritariamente os conteúdos que as pessoas precisam saber sobre os bens protegidos.
II – Identifica o patrimônio cultural de forma crítica e participativa.
III – Adapta-se aos diferentes públicos para refletir sobre os bens culturais.
IV – Estabelecer diferentes estratégias por meio das quais se pode construir significados individuais e coletivos no encontro entre os bens culturais e seus detentores.
Escolha uma:
a. Apenas I é verdadeira.
b. II, III e IV.
c. I, II e IV.
d. Todas as alternativas são verdadeiras.
19-Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, considerando alguns museus, redes e escolas comunitárias que prezam, essencialmente, pela participação social.
1. Ecomuseu de Santa Cruz, RJ.
2. Escola Viva Olho do Tempo, PB.
3. Rede Cearense de Museus Comunitários.
4. Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro, RS.
( ) Instituição localizada em um bairro periférico, cujo objetivo é ser um espaço de reflexão para os moradores pensarem sobre suas histórias de vida e lutas comunitárias, contemplando objetos e depoimentos orais.
( ) Formada por indígenas, assentados, pescadores, profissionais, estudantes e ambientalistas. Por meio dessa rede eles compartilham e divulgam suas experiências e os desafios na atuação da museologia sócio comunitária.
( ) A instituição realiza atividades anuais nas escolas, como oficinas educacionais com base na Pedagogia Griô, educação popular e holística.
( ) Considerado um dos mais antigos do Brasil, suas ações de preservação, comunicação, documentação, pesquisa e educação buscam o diálogo e a participação comunitária na definição do patrimônio, em diálogo com o desenvolvimento social e econômico da região.
Marque a opção que contém a sequência correta, obedecendo a ordem de cima para baixo:
Escolha uma:
a. 1, 3, 4, 2.
b. 4, 3, 2, 1.
c. 2, 4, 3, 1.
d. 3, 2, 1, 4.
20-Acerca da utilização de filmes para reflexões em torno da educação patrimonial, analise as sentenças a seguir:
I – Os filmes, assim como os livros, podem assumir o papel de documentos históricos.
II – Por estarem mais relacionados ao entretenimento não auxiliam muito nos estudos de educação patrimonial.
III – Possuem caráter educativo não formal.
IV – É importante pensar nas condições de sua produção: quando foi lançado? Por quem? Para quê? Pra quem?
Estão corretas as afirmativas:
Escolha uma:
a. II e III.
b. I, III e IV.
c. I, II e III.
d. II e IV.
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Resposta: D
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