O que é preciso analisar durante a análise de mercado?

Respostas

respondido por: sandramil378
0

Resposta:

Hoje em dia, não existe garantia nenhuma que um negócio dará certo a longo prazo. Os avanços tecnológicos e científicos reduzem o ciclo de vida de muitos produtos e serviços. Além disso, modelos de negócios mudam rapidamente e novos competidores aparecem por todos os lados. Não é fácil garantir o crescimento e a rentabilidade.

Se por um lado toda essa instabilidade faz com que para muitas empresas pareça missão impossível pensar em expansão, do outro, organizações que pensam para frente sabem da importância de procurar por novas oportunidades de negócios.

Análise de mercadoA Coca-Cola é um grande exemplo de empresa bem-sucedida que sabe da importância de entrar em novos mercados. A empresa não ficou apenas nos refrigerantes e hoje possui uma boa gama de bebidas não alcoólicas em seu portfólio (você sabia que a Coca-Cola quer entrar na indústria láctea)? E o que falar da Apple? Se Steve Jobs ficasse só nos computadores, a marca não valeria o que vale hoje.

Outro exemplo de empresa que buscou novos ares (e dessa vez bem diferente) foi a Bombril. A marca lançou a Bril Cosméticos para atender a um outro público, em outro segmento. Como uma empresa muito conhecida por suas palhas de aço se aventura no setor cosmético? Com toda certeza, isso não ocorreu do dia para a noite, não é mesmo?

Sua empresa não precisa ser uma multinacional para expandir. O que sua organização precisa é realizar uma avaliação de mercado para que ações de expansão possam ser bem-sucedidas. E como queremos que você tenha sucesso, neste artigo mostraremos como você pode fazer a análise de mercado para não correr o risco de ficar estagnado e ser engolido pelo fantasma da falência (a Kodak sabe muito bem o que isso significa).

O que é Análise de Mercado?

Conhecida também por Análise Mercadológica, uma Análise do Mercado é uma avaliação que permite determinar quão atrativo é um mercado específico para sua empresa. O Estudo de Mercado pode ser conduzido para avaliar o mercado atual ou observar novos mercados. É também por meio da Análise de Mercado que são detectados os riscos atuais e futuros de expandir.

Uma maneira bem simples de entender a Análise de Mercado de uma empresa é lembrar que se trata do processo de determinar fatores, condições e características de um mercado. Existem alguns fatores que devem ser considerados para uma análise mercadológica bem-sucedida. Esses fatores são o que conhecemos por SWOT, ou seja:

Pontos fortes e pontos fracos (Strengths e Weaknesses);

Oportunidades e ameaças (Opportunities e Threats).

Veja abaixo um modelo de Matriz SWOT:

análise swot

A partir da avaliação dos pontos fortes e fracos da empresa será possível criar uma estratégia sobre quais fatores se concentrar. Da mesma maneira, ao analisar as ameaças e oportunidades externas ficará mais fácil definir de onde virão as oportunidades e quais ameaças poderão dificultar suas transações.

Por exemplo, mudanças no comportamento do consumidor, que está fazendo mais compras online, indica que pode estar na hora de investir em um e-commerce. Por outro lado, a alta concorrência na região Sul do Brasil pode indicar que se a empresa quiser atuar por lá precisará repensar sua estratégia.

Feita essa avaliação inicial por meio da Matriz SWOT você pode seguir adiante:

Como avaliar um mercado?

A Matriz SWOT deu um primeiro passo para o Estudo de Mercado. A etapa a seguir consiste em avaliar os seguintes itens:

Urgência

Tamanho do mercado

Potencial de precificação

Custo de aquisição de clientes

Custo da entrega do valor

Exclusividade da oferta

Velocidade de entrada no mercado

Investimento inicial

Potencial de venda de produtos secundários

Potencial de lucro perene

Para cada item (a seguir detalhamos um a um) você deverá dar uma nota de 0 a 10 no quesito atratividade, sendo que:

Nota 0 significa nada atrativo;

Nota 10 significa altamente atrativo;

Em caso de dúvida, seja conservador ou otimista.

Perguntas similares