Cite as consequências da desnutrição e os objetivos da assistência nutricional em radioterapia e quimioterapia. *
Respostas
Os pacientes com câncer sofrem muito com os efeitos colaterais dos tratamentos. Diversos tipos de câncer estão associados com significativa perda de peso e problemas nutricionais, que ocorrem na época do diagnóstico ou durante o tratamento. Nesta fase acontece a perda de peso, que está associada com pior sobrevida e na redução de resposta ao tratamento. Sintomas como perda de apetite, boca seca e alterações no paladar são comuns e podem deixar o paciente desnutrido, caso a alimentação não seja feita de modo correto.
Segundo a nutricionista Maria Emília Fabre, Presidente do Comitê de Nutrição da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE), a alimentação adequada para o paciente com câncer necessita ser elaborada para atingir as necessidades nutricionais individuais, que podem variar dependendo do tipo e da localização do tumor, grau de estresse, presença de má-absorção e necessidade de ganho de peso.
A alimentação destes pacientes deve estar baseada nos princípios da alimentação saudável e conter alimentos capazes de fornecer quantidades adequadas de nutrientes (proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas, sais minerais), fibra e água ao organismo. “Para que isso ocorra é necessário ingerir alimentos variados diariamente, de preferência aos alimentos na sua forma natural como frutas, verduras e legumes, leite e derivados, carnes magras, peixe, frango, ovos, grãos e cereais, limitando alimentos artificiais que contenham muitos conservantes e corantes”, afirma a nutricionista da SBNPE.
A incidência de desnutrição em pacientes com câncer varia de 40 a 80%, sendo que os pacientes com tumores na região da cabeça e pescoço, pulmão, esôfago, estômago, cólon, reto, fígado e pâncreas apresentam uma maior prevalência, enquanto os pacientes com câncer de mama, leucemia e linfomas tem menor risco de perda de peso.
De acordo com a nutricionista da SBNPE, o tratamento, seja por meio de quimioterapia e/ou radioterapia pode provocar efeitos colaterais que interferem na ingestão alimentar do paciente. A especialista explica que, durante o tratamento, o paciente pode apresentar mucosite ou estomatite, que são inflamações na cavidade bucal. Nestes casos, alimentos picantes, crocantes, condimentados, salgados e ácidos devem ser evitados.
“O ideal é consumir alimentos em temperatura ambiente ou fria para diminuir a dor, e incluir no cardápio alimentos com consistência macia na forma de cremes ou purês, com alto teor de calorias e proteína, para facilitar o alcance das necessidades nutricionais”, comenta Maria Emília Fabre.