A partir do que estabelece o texto acima, indique dois exemplos de realizações econômicas decorrentes das novas diretrizes impressas na política brasileira durante o período denominado “Era Vargas”, explicando-os.
TEXTO:A intervenção do Estado, na vida econômica do país, estava coerente com as concepções sobre o papel do Estado e com as afirmações do nacionalismo; os princípios do liberalismo (livre-concorrência, iniciativa privada) eram considerados superados ou inadequados à realidade brasileira, e, por isso, não se concebia mais o seu corolário: o estado “democrático”, se restringia a
regulamentar as relações econômicas e intervir apenas como mediador nos casos de divergências ou prestando socorro aos setores privados nas épocas de dificuldades e crises. O Estado, segundo as concepções que passaram a nortear a política econômica, deveria chamar para si a responsabilidade das iniciativas no plano econômico.
Respostas
Sobre as realizações econômicas decorrentes das novas diretrizes impressas na política brasileira durante a “Era Vargas”, podemos apontar que elas advém dos dois elementos principais, que foi a Intervenção do Estado na economia juntamente com o Nacionalismo, ambos estimulados por Vargas.
Houve uma real mudança na economia brasileira, que começou a se industrializar, além do rompimento com o coronelismo e a antiga república oligárquica, sendo que Vargas desejava construir um país cujo nacionalismo superasse esse passado e fosse capaz de se modernizar.
Resposta:
Para impulsionar o mercado e a industrialização, varias medidas foram tomadas por parte do estado, entre elas a diminuição de impostos sobre bens e equipamentos industriais, acabou com os impostos intraestaduais para que a circulação de matéria prima fosse facilitada, fixou o salário minimo, entre outros exeplos. E ele ainda criou empresas estatais.
Explicação: