Respostas
Olá,
Brexit é um termo que surgiu de abreviações das palavras inglesas que se popularizou com as campanhas pró e contra a saída do Reino Unido da União Europeia. A escolha pela saída foi determinada por meio de um referendo votado em 23 de junho de 2016 por 17,4 milhões de pessoas, o resultado do referendo foi que o Reino Unido saísse da União Europeia (UE).
O Reino Unido entrou na UE no ano de 1973, a UE possuía um modelo político-econômico que o Reino Unido não aprovava, o Reino Unido teve vários impasses com a UE e, em 1975, foi feito um referendo para saber se ele deveria permanecer ou não na UE, o qual a resposta foi favorável pela permanência.
Entretanto, os atritos continuaram, O Reino Unido decidiu não entrar na zona do euro, a moeda na qual todos os países, em exceção ao Reino Unido, adquiriram ao se juntar a União Europia, sendo a moeda do Reino Unido da Libra Esterlina. O país não se submeteu a política monetária da UE, assim como algumas políticas sociais.
O efeito do Brexit na UE é, principalmente, econômico já que o Reino Unido tem uma economia forte e pode balançar um pouco a economia de ambos os lados. Além da possível fragmentação que a saída do Reino Unido pode deixar, já que a UE possuí políticas que por vezes afetam nos lucros e podem restringir algumas coisas. Sendo assim, outros países podem acabar saindo por conta do exemplo do Reino Unido e poderem comercializar e praticar suas políticas livremente.
Espero ter ajudado, bons estudos.