A respeito do conceito de “Estado laico”, avalie as proposições a seguir e assinale a alternativa incorreta.
a) O posicionamento de um Estado frente às manifestações religiosas é o que caracteriza um Estado como laico ou religioso.
b) O conceito de Estado laico subentende a neutralidade desse Estado em matéria confessional.
c) A base do Estado laico é a não adoção de nenhuma religião como oficial e a manutenção de equidistância entre os cultos.
d) O acolhimento de todas as religiões e credos, sem nenhuma distinção, por parte do Estado caracteriza-o como laico.
e) A neutralidade do Estado laico não significa aversão às religiões. Há estados considerados laicos que incentivam a religiosidade, embora não a adotem.
Respostas
A alternativa A está correta.
Em um contexto histórico, no período que eclodiu na Revolução Francesa havia um descontentamento do terceiro estado, que era composto pela burguesia, pelos camponeses e pelos trabalhadores urbanos, em relação aos privilégios da nobreza e do clero, que estavam diretamente vinculados ao regime absolutista da época e a igreja.
Política e religião Devem ser vistos como assuntos diferentes.
Existem inúmeras religiões no mundo em que vivemos, porém, posso te apresentar algumas que acreditam em ancestralidade como:
- A cultura indígena e sua religião/culto;
- A cultura Africana, com seus rituais.
- O budismo;
- As culturas aborígenes.
A contribuição da pluralidade religiosa é enorme, pois carrega traços de outras culturas, assim como costumes, valores, e interpretações passadas ao longo das gerações, e, beneficiando milhares de pessoas.
Resposta:
A)A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA GARANTE O LIVRE ARBÍTRIO DE ESCOLHA DE CRENÇA OU RELIGIÃO A TODO CIDADÃO E A TODA CIDADÃ DO BRASIL.
Explicação:
ESPER TER AJUDADO!