Respostas
Resposta:
Apesar dos atrasos, o Brasil conseguiu dar início ao desenvolvimento de uma indústria nacional. A industrialização no Brasil realmente dependeu da produção do café para crescer e se consolidar. Os fatores principais que levaram a industrialização no país foram:
O café exportado acaba gerando capital que permitiu investir na indústria nacional;
Imigrantes estrangeiros (alemães e italianos) traziam novas técnicas de produções para fabricação interna;
Uma nova classe média é formada. Com caráter comprador, consumista e de estímulo a criação de novas indústrias;
A industrialização não só muda o caráter de uma parcela da população que passa a consumir. Ela também altera cenários urbanos, transformando populações que antes eram operárias para uma urbano-sociais. Essa perspectiva é nítida em cidades com desenvolvimento forte de indústrias, como São Paulo e Rio de Janeiro.
Explicação:
Um exemplo no fator EXTERNO que ajudou no desenvolvimento do BR:
A cana de açúcar por exemplo, se fez de extrema importancia na ecônomia do Brasil, para esssa planta se desenvolver era de extrema importancia a radiação solar, temperatura e água.Sem considerar os valores genéticos de cada espécie, a cana-de-açúcar apresenta grandes adaptações climáticas devido ao longo ciclo – a safra tem início, geralmente, no mês de abril e finaliza apenas em dezembro. Assim, durante a fase de crescimento, encontra as melhores condições para esta fase, o período quente e úmido. Já na fase de maturação o indicado é o tempo seco, ensolarado e mais frio.