Respostas
Resposta:
É um modo específico sistemático de persuadir visando influenciar com fins ideológicos, políticos as emoções, atitudes, opiniões ou ações do público alvo.
Explicação:
É formada pelo:
Título: Uma frase cursa e atrativa ou impactante, para chamar a atenção do leitor e o fazer ter vontade de ler o resto do anúncio.
Imagem: É uma das partes mais importantes do anúncio, pois a maioria das pessoas só tem vontade de comprar alguma coisa depois que veem uma foto bonita deste produto.
Corpo do texto: É nessa parte onde está o anúncio em si, um texto não muito grande que anuncie o que é o produto ou ideia, fala das qualidades e vantagens, com frases atraentes e que convençam o leitor.
Slogan: É uma frase curtinha que se torna a identificação daquele determinado produto ou marca, como um cartão de visitas, uma frase que irá fazer todos que escutarem se lembrarem automaticamente do produto que está sento anunciado.
Resposta:
A principal característica desses tipos de textos são precisamente o convencimento do consumidor para a compra de um produto ou serviço.
Os publicitários, ou seja, aqueles que produzem os anúncios publicitários, utilizam diversas ferramentas discursivas, por exemplo, uso de imagens, de linguagem simples e humor.
Note que esse tipo de texto tem como intuito chamar a atenção do consumidor e, portanto, são atrativos. São repletos de verbos no imperativo, o modo verbal que oferece ordem: Compre! Veja! Analise!
De acordo com as funções da linguagem, os anúncios publicitários são textos que apresentam a função conativa ou apelativa, que por sua vez possuem o intuito de convencer os receptores da mensagem, ou seja, os consumidores.
Podem ser textos verbais (palavras) e não verbais (uso de imagens), e ainda textos orais, por exemplo, aqueles veiculados pelo rádio.
Características do Anúncio Publicitário
As principais características do Anúncio Publicitário são:
Caráter comercial
Linguagem verbal e não verbal
Linguagem simples
Textos relativamente curtos
Textos persuasivos e atrativos
Humor, ironia e criatividade
Verbos no modo imperativo
Figuras e vícios de linguagem
Uso de cores, imagens, fotografias