EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL
1 - As discussões iniciais da ___________ no Brasil dirigiram as reflexões e análises para intervenções fora da escola em processos não formais. Estabeleceu-se inicialmente uma pedagogia da negação: o não escolar, o não formal. A própria relatividade histórica e política forçaram um repensar desses conceitos, isso porque o não formal pode passar a ser formal, dependendo do contexto, e mais: pode ser formal em um país e não ser em outro.
O trecho acima corresponde a um tipo determinado de pedagogia, que está descrito no item:
Escolha uma:
a. Pedagogia hospitalar.
b. Pedagogia Especial.
c. Pedagogia da libertação.
d. Pedagogia social.
e. Pedagogia curativa.
2 - Há que se reconhecer que a tensão se dá fundamentalmente entre as relações de opressores e oprimidos, de ricos e pobres, de “exclusores” e oprimidos, e os movimentos que lutam pela equidade, respeito e democracia devem ser entendidos, sem sombras de dúvidas, como fundamentais para as mudanças estruturais de nossa sociedade.
O texto acima refere-se a um processo de luta que pode ser sintetizado pelo item:
Escolha uma:
a. Modelos sociais.
b. Movimentos sociais.
c. Mostras da sociedade.
d. Economia solidária.
e. Sociedade estatizada.
Respostas
respondido por:
7
Resposta corretas: 1 - d. Pedagogia social.
2 - b. Movimentos sociais
Explicação: da nº 2
O texto acima pode ser sintetizado pela ideia de movimentos sociais, já que há constantemente uma tensão entre as relações de opressores e oprimidos, de ricos e pobres, de “exclusores” e oprimidos, e os movimentos que lutam pela equidade buscam descrever o processo de luta por maiores espaços dentro do Estado-Nação.
Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás