Questão 01 Se não havia escrita, como o homem da pré-história registrava seus
acontecimentos?
Questão 02 Explique porque alguns estudiosos atribuem à pintura rupestre um sentido mágico.
Questão 03 A arte rupestre é reconhecido como uma das mais antigas manifestações estéticas
do homem ao longo de toda sua história Como era feita a tinta nesse período?
Questão 04. Explique a importância do Parque Nacional Serra da Capivara
Questão 05. Em qual estado brasileiro fica o Parque Nacional Serra da Capivara?
Respostas
Resposta:
Questão 01:
O Homem na pré-história registrava os acontecimentos por meio dos desenhos, ou seja, arte rupestre. Eram feitas com restos de carvão, pigmentos de plantas ou até sangue de animais.
Questão 02:
Por que eles acreditavam que tudo que desenhassem poderia ser dominado, ou seja, num sentido mágico, eles poderiam interferir na captura de um animal.
Questão 03:
Misturavam terra, carvão, sangue e gorduras de animais.
Questão 04:
Conhecer a Serra da Capivara é fazer um viagem no tempo! O lugar possui uma das maiores coleções de arte rupestre do mundo, com mais de 600 sítios arqueológicos e mais de 35 mil pinturas rupestres de até 12 mil anos. Dentre os mais de 600 sítios da Serra, 170 são abertos a visitação. Esse sítios guardam marcas da ocupação humana, que segundo estudos podem ser de até 100 mil anos atrás. Devido a essa grande importância histórica e arqueológica, o Parque Nacional da Serra da Capivara foi tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Questão 05:
Se localiza no estado do Piauí, ao sudeste do estado. O parque ocupa 4 municípios do Piauí: Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato.