Respostas
Resposta:
O conhecimento é o conjunto de informações que o indivíduo adquire por meio da sua experiência, aprendizagem, crenças, valores e insights sobre algo no decorrer da sua trajetória. A pessoa que detêm o conhecimento é capaz de saber alguma informação ou instrução e a mesma pode mudar comportamentos e auxiliar na tomada de decisões.
O conhecimento é capaz de transformar vidas e, se utilizado devidamente, contribui significativamente para a construção de um mundo melhor. Trata-se de um processamento complexo e subjetivo da informação absorvida por um indivíduo.
É a interação com processos mentais lógicos e não lógicos, com experiências anteriores, compromissos e vários outros elementos que fazem parte da mente de uma pessoa.
São exemplos de conhecimento: o conhecimento sobre um fato, acerca de um produto/serviço, proveniente de estudos ou experiências, o conhecimento das leis, o autoconhecimento, etc.
O conhecimento é o principal fator de influência nas decisões, atitudes, comportamentos e perspectiva. Ele expande o potencial infinito do ser humano.
Conhecimento na pedagogia
O conhecimento dentro da pedagogia tem como função fazer com que a pessoa aprenda, de forma rápida, sobre determinado assunto, a partir da aplicação e fixação de conceitos, matérias e princípios que já foram apreendidos por outras pessoas.
Autoconhecimento
O autoconhecimento diz respeito ao conhecimento que o indivíduo tem sobre si mesmo. Quando ele desenvolve tal habilidade, consegue identificar suas competências e trabalha seus pontos de melhoria, assim como entende quais são seus medos, limitações e expectativas, fortalecendo sua inteligência emocional, repensando suas atitudes e se adaptando mais facilmente às mudanças.
Aplicação do conhecimento
Saber que um fato se constitui em uma verdade justificada é só o primeiro passo. Mais importante que obter conhecimento é a gestão aplicada a ele. Ou seja: de que forma a pessoa utiliza o conhecimento adquirido para transformar sua vida e a das outras pessoas sempre para melhor.
Tipos de conhecimento
Entenda a seguir, os tipos de conhecimentos existentes:
Conhecimento científico
Diz respeito a informações e dados que possuem comprovação com base em métodos científicos. Para que esse conhecimento se torne possível, é necessário que sejam realizados testes e pesquisas capazes de comprovar determinada teoria. Ou seja, esse termo se refere a um conjunto de proposições que devem ser seguidas para se chegar à “verdade sobre algo”.
O método científico foi discutido abertamente pela primeira vez na famosa obra de René Descartes, Discurso do Método. O autor faz um resgate histórico dos conceitos utilizados para se chegar à “verdade”.
Conhecimento teológico
É o conhecimento com embasamento religioso, nesse sentido, não tem comprovação científica, pois norteia suas explicações através da fé e a mesma é incontestável.
Conhecimento empírico
O conhecimento empírico nada mais é do que o senso comum, o popular. Aquilo que é estipulado a partir da vivência, observação e experiência do ser humano com o ambiente, com as outras pessoas e o mundo como um todo.
Por conta disso, esse tipo de conhecimento não se preocupa em coletar as informações com base científica, mas sim, com base nas tradições, o que aumenta as chances dos erros acontecerem.
Conhecimento filosófico
No conhecimento filosófico, é levada em consideração a relação indivíduo/rotina, norteada pelas suas reflexões subjetivas. Portanto, não se leva em consideração coisas materiais. Através desse tipo de conhecimento são construídas questões acerca do mundo e do ser humano.