Apesar de antigo, o ato de retratar pessoas, tornou-se bastante intenso no Renascimento. Muitos burgueses encomendavam retratos de si mesmos aos artistas com a intenção de valorizar sua posição social. Alguns artistas também realizavam autorretratos, ou seja, pintavam a si mesmos, talvez na tentativa de serem eternizados ao longo da História.
Hoje, temos diferentes formas de fazer retratos: não só com pintura e desenho, mas também com câmeras fotográficas e celulares. A "cultura do retrato" tem se fortalecido cada vez mais, especialmente a partir dos anos de 2010, quando o uso de smartphones se disseminou. Todos os dias podemos fotografar nossos amigos e familiares. Além disso, o ato de fotografarmos a nós mesmos tornou-se tão comum que, no final de 2013, a palavra em inglês "selfie" foi eleita a "palavra do ano" pelo Dicionário Oxford.
a) Para refletir mais sobre isso, você vai escrever uma redação. Em seu texto, você deve comentar e elaborar hipóteses para as seguintes questões:
- O que move as pessoas hoje a fazerem tantas fotos de si mesmas?
- Será que por trás do ato de nos registramos em selfies estão presentes, de alguma forma, aspectos dos valores, ideias e hábitos que os humanistas europeus propagavam entre os séculos XIV e XVI, ou seja, durante o Renascimento?
b) Lembre-se de utilizar, em sua redação, as seguintes expressões:
- individualismo
- antropocentrismo
- valorização do eu
- tecnologia
- arte
alguém pode me ajudar por favor nessa atividade
Respostas
Por trás do ato de tirar uma selfie, existe um longo caminho desde pós idade media. Assim, para melhor compreender devemos revisar os acontecimentos e evoluções culturais e tecnológica que levaram a popularização da selfie.
No contexto do renascentismo, o retrato era, por regra, algo caro, e por tanto, indicador de status social.Avançando, a revolução cultural que acompanhou a revolução industrial no século XIX e a criação de uma sociedade de consumo atuou como catalizador para o individualismo já presente na sociedade evidenciado na encomenda de retratos enquanto indicadores riqueza.
Durante as últimas décadas que antecedem o segundo milênio e a primeira década que sucede , o surgimento da internet e de aparelhos tecnológicos portáteis modificou a forma como se desenvolve arte moderna, reconhecida pela valorização homem se manifesta.Agora, é possível recordar milhares de momentos em qualquer instante,por basicamente qualquer pessoa com um dispositivo adequado.Essa mudanças contribuíram para valorização do eu reviver momentos felizes passa a ser algo cotidiano e acessível.
Em síntese, o hábito de selfies é fruto de uma evolução cultural possibilitada pelo avanço tecnológico mas que ainda é embasada em conceitos como o individualismo e o antropocentrismo presentes durante o período renascentista.
Espero ter ajudado
Espero ter ajudado Abraço!