as ideias de Lutero espalharam-se pela Europa com rapidez inicialmente a intenção de Lutero não era romper com a igreja católica e quais eram as intenções de Lutero ? e por que não aconteceu como ele pretendia?
Respostas
As ideias de Lutero não tinham a pretensão de serem base para uma nova Igreja. O que Lutero pretendia era de fato reformar a Igreja católica, retirando dela tudo aquilo que ele questionava, em especial: a limitação do acesso às missas e à Bíblia e as indulgências.
Não aconteceu como Lutero pretendia porque suas propostas se chocavam com os interesses da Igreja Católica, o que resultou em um processo de ruptura entre os que seguiam Lutero e os que defendiam a manutenção dos interesses da elite católica.
Lutero foi um padre alemão que foi um dos personagens principais da reforma protestante, em que se destacou por ir contra os dogmas do catolicismo romanos praticado pela Igreja, em especial mostrava-se insatisfeito com a concessão de indulgências.
Apesar disso, ele não planejava abandonar a igreja, mas sim criticar, a fim de que a mesma mudasse suas posturas, entretanto ele acabou sendo expulso pelo Papa Leão X.
Com isso Lutero, escreveu as famosas 95 teses contra os vendedores de indulgências e contra a comercialização da fé católica. Após a sua expulsão da igreja ele propõe uma leitura própria para a interpretação do livro sagrado.
Principais teses elaboradas por Lutero:
3ª Tese — Todavia não quer que apenas se entenda o arrependimento interno; o arrependimento interno nem mesmo é arrependimento quando não produz toda sorte de modificações da carne.
92ª Tese — Fora, pois, com todos estes profetas que dizem ao povo de Cristo: Paz! Paz! e não há Paz.
95ª Tese — E assim esperem mais entrar no Reino dos céus através de muitas tribulações do que facilitados diante de consolações infundadas.
Leia mais sobre Lutero em: https://brainly.com.br/tarefa/25110866