• Matéria: História
  • Autor: milkm8022
  • Perguntado 6 anos atrás

Na década de 1950, a indústria cultural e cinematográfica brasileira sofria com a falta de recursos e entraves que dificultavam a criação de produções cinematográficas de qualidade. Foi nesse período que artistas e intelectuais, possuídos por um sentimento de mudança, passaram a discutir sobre a tomada de novos rumos para o cinema nacional (brasileiro). Visando fazer uma crítica a artificialidade e a alienação do cinema estrangeiro, surgiu um movimento que tinha um tom realista, usando temas que tratavam da problemática do subdesenvolvimento. As narrativas se desenvolviam em cenários simples e naturais, como o campo, as favelas ou as praças urbanas, retratando trabalhadores rurais, soldados e moradores de favelas, além da presença de diálogos longos e imagens com pouco movimento. Grande parte desses filmes eram produzidos em preto e branco. O que mais importava nesse período era refletir, colocando nas telas o contexto de um Brasil mais próximo do cotidiano social. Embora a falta de recursos técnicos, os produtores, diretores e escritores usufruíam de grande liberdade criativa na produção de suas películas. O lema, a partir dali, era: “Uma ideia na cabeça e uma câmera na mão”. Assinale a alternativa em que corresponde ao movimento cinematográfico correspondente ao texto: *​

Respostas

respondido por: jonne94
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Resposta:

O Cinema Novo é um gênero cinematográfico exclusivamente brasileiro que se estabeleceu no cenário áudio visual nacional na segunda metade do século XX, destacando-se por dar ênfase à igualdade social e ao intelectualismo. Os filmes produzidos com base no Cinema Novo tinham, também o objetivo de se oporem ao cinema até então produzido no Brasil que consistiam, principalmente em musicais, comédias e épicos ao estilo Hollywoodiano.

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