1) Por que podemos dizer que a cidadania é uma conquista?
2) Explique as raízes históricas da exclusão no Brasil?
3) Cite dois documentos históricos em que aparecem o ideal de liberdade e igualdade entre os homens.
4) Quem era considerado cidadão na Grécia Antiga e em Roma?
5) De acordo com Thomas Marshall a cidadania não nasce acabada. Por que?
6) Para Marshall existem três tipos de direitos que levam a cidadania. Quais são eles? Explique-os.
Respostas
Resposta:
1) Somente com luta se estabelece a conquista. “Cidadão é o indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade.
4) só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses. Para eles, os cidadãos eram todos aqueles que tivessem condições de opinar sobre os rumos da sociedade. Em Roma quem era considerado cidadão era aquele que comprovava sua residência e seu nascimento, somente estes poderiam participar das assembleias das tribos e da politica em Roma durante a República.
5) a cidadania não nasce acabada, pois ela é construída dia a dia, através de trabalho, ensino e participação.
6) os três tipos de direito:
1. Civil: direitos inerentes à liberdade individual, liberdade de expressão e de pensamento; direito de propriedade e de conclusão de contratos; direito à justiça; que foi instituída no século 18;
2. Política: direito de participação no exercício do poder político, como eleito ou eleitor, no conjunto das instituições de autoridade pública, constituída no século 19;
3. Social: conjunto de direitos relativos ao bem-estar econômico e social, desde a segurança até ao direito de partilhar do nível de vida, segundo os padrões prevalecentes na sociedade, que são conquistas do século 20.