Leia o texto a seguir e faça o que se pede.
“A estrutura pedagógica jesuítica no início do processo de colonização esteve par e passo as elaborações das Constituições e do Ratio Studiorum, implicando em relações antagônicas das práticas. A Ratio Studiorum consistia em um método educacional, não como organização pedagógica, mas estando mais para um conjunto de práticas e condutas positivas. […] A proposta pedagógica era a de formar um ‘novo homem’ pautada no humanismo, com a intenção de garantir uma criticidade e independência do pensamento, porém, na prática, o que aconteceu foi contrário, pois os dogmas religiosos conduziram à educação à tradicionalidade”
O texto remonta ao contexto da educação jesuítica no Brasil, principalmente quanto à metodologia e aos documentos elaborados no período colonial. O Ratio Studiorum, por exemplo, serviu como um documento orientador para a metodologia e conteúdo dos cursos jesuítas no Brasil. Diante disso, a partir do conteúdo apresentado na disciplina, elabore um texto dissertativo de 10 a 15 linhas comparando os objetivos dos documentos elaborados para a educação na Europa e no Brasil, nesse contexto da presença jesuítica no Brasil.
Respostas
Os objetivos dos documentos elaborados para a educação na Europa e no Brasil apresentam-se de forma semelhante, no sentido da catequização indígena através da disseminação do conhecimento da raça europeia, como "superior".
Além disso, todas as manifestações culturais indígenas eram fortemente reprimidas, resultando na educação formal, tradicional, passiva e alienante aos indígenas, de uma forma geral.
Resposta:
O Ratio Studiorum foi um plano de estudo, sua metodologia era embasada por um documento de código pedagógico. Os jesuítas traziam consigo os principias costumes religiosos e boas condutas de comportamento, trouxeram também sua metodologia de ensino através do Ratio Studiorum, era influenciada pelas orientações filosóficas das teorias de Aristóteles e São Tomás de Aquino.
O objetivo dos Jesuítas usarem o Ratio Studiorum era organizar uma formação moral embasada nas virtudes religiosas, nos bons costumes e hábitos saudáveis a sociedade. Esse método tem como objetivo principal expandir a fé cristã aos povos que habitavam a Europa e toda região do Novo Mundo. Trata-se de um manual que continha conjuntos de normas e/ou regras para ajudar e nortear as atividades de cunho pedagógico dos professores e na organização e administração escolar dentro dos colégios da ordem jesuíticas, com vista a permitir uma formação uniforme a todos que frequentassem.
Explicação: