Paulo Freire diz que “não é a educação que forma a sociedade de uma determinada maneira, senão que esta, tendo-se formado a si mesma de uma certa forma, estabelece a educação que está de acordo com os valores que guiam essa sociedade” (1975, p. 30).
Nas considerações de Paulo Freire, ainda,
Você, eu, um sem-número de educadores sabemos todos que a educação não é a chave das transformações do mundo, mas sabemos também que as mudanças do mundo são um quefazer educativo em si mesmas. Sabemos que a educação não pode tudo, mas pode alguma coisa. Sua força reside exatamente na sua fraqueza. Cabe a nós pôr sua força a serviço de nossos sonhos . (1991, p. 126)
A educação é uma das principais esferas da sociedade. Ela está presente na vida de todos pois o ensino é parte integrante da vida do ser humano. Existe um dilema que discute se a sociedade influencia a educação, o inverso, ou se ambas se influenciam mutuamente. Independente da resposta, sabe-se que elas são intimamente ligadas. Assim, para desenvolver a educação são realizadas pesquisas objetivando a melhoria da sociedade, já que se sabe que a educação é o principal responsável pelas mudanças sociais. A partir disso, faça uma reflexão sobre a importância da ciência para a transformação da realidade educacional e social.
Respostas
A ciência, ao longo dos anos, traz a transformação e a transformação das relações humanas diante ao mundo e diante a si mesmo. A ciência apresenta possibilidades de avanços na saúde, na alimentação e na energia, o que afeta todas as relações sociais.
O conhecimento cientifico afeta todas as estruturas existentes materiais e sociais, assim como nas escolas onde sua divulgação é feita. O processo de transmissão desse conhecimento apresenta níveis diversos.
Com as mudanças de paradigmas e a criação de novos comportamentos, a educação cientifica é um instrumento inerente ao desenvolvimento e mudanças nas transformações sociais.
Espero ter ajudado.
Resposta:
Toda a forma de ciência tem seu papel fundamental para criação de uma sociedade civilizada e evoluída, desde a criança que descobre a eletricidade ao colocar a mão na tomada até o método cientifico aplicado em um trabalho de pHd em uma instituição super renomada. Claramente as evoluções cientificas podem exercer uma mudança de paradigmas inimaginável se vista aos olhos de quem procura o conhecimento sempre, observamos isso historicamente com grandes pensadores, como Benjamin Franklin, Albert Einstein, Marie Curie...
Na atualidade podemos perceber o quanto ciência e educação são indissociáveis, e como contribuem para a criação de uma sociedade que sempre busca novos métodos como evolução sustentável ou a introdução de aparelhos que facilitam as pesquisas para produção de novos conhecimentos.
Estes fatores são indispensáveis para o crescimento da escola, dos professores, alunos e inclusive da sociedade civil como um todo e hoje devemos aos pensadores antigos, contemporâneos e futuros, assim como devemos aos cientistas, sejam químicos, físicos, biólogos, sociais, da computação e tantos outros que dedicam sua vida a melhorar a sociedade que conhecemos hoje.