Respostas
Resposta:
Índia se divide em quatro grandes regiões: o Himalaia; as planícies fluviais do norte; o planalto do Decan; e os Ghats oriental e ocidental, baixas cadeias montanhosas paralelas ao litoral sul.
O Himalaia se estende ao longo das margens norte e leste do subcontinente indiano, prolongando-se pela borda nordeste do país. Com as montanhas mais altas do mundo, é a única região da Índia onde as temperaturas alcançam ponto de congelamento.
Localizadas ao sul do Himalaia estão as planícies fluviais do norte, uma das maiores do mundo. A região compreende a maior parte da área regada pelos rios Indo, Ganges e Brahmaputra. É nos vales férteis dos rios Indo e Ganges, dois dos maiores rios da Índia, que, desde os primórdios da civilização indiana, concentra-se a maior parte da população do país.
Localizado ao sul das planícies está o planalto do Decan, estendendo-se desde o sul do rio Narmada até as colinas de Nilgiri e Palni. O Decan é um enorme planalto rodeado por montanhas, com clima normalmente seco. Os fazendeiros da região contam com as monções para obter água. As monções são ventos periódicos que cruzam o sul da Ásia. No verão, esses ventos frios e úmidos, vindo do sudoeste, encontram-se com a massa de ar que vem do Oceano Índico, trazendo fortes chuvas.
Estimativas sobre as antigas populações da Índia são extremamente difíceis de encontrar, mas acredita-se que por volta de 500 a.C. viviam na Índia aproximadamente 2,5 milhões de habitantes. Isto representava provavelmente um quarto da população mundial, na época.