Durante a segunda metade do século XVII, os portugueses perderiam grande parte do controle do comércio do Oriente e das rotas do Oceano Índico para os holandeses, que, por sua vez, logo se veriam superados pelos ingleses. Holandeses e ingleses deviam seu sucesso à capacidade de organizar e financiar seus empreendimentos simultaneamente militares e comerciais.
a) Qual o principal instrumento de política colonial dos holandeses e ingleses?
b) Aponte um evento que indique os desdobramentos da concorrência entre as grandes potências na América Portuguesa.
Respostas
a) Eram as companias de comércio.
b)A presença holandesa no nordeste do Brasil no século XVII deu-se devido a União Ibérica, quando os holandeses foram impedidos de continuar sua parceria na produção açucareira com Portugal, que estava governado pelo rei da Espanha, e este não aceitava a independencia dos países baixos (incluindo a Holanda), sua antiga colônia.
Devido a isso a Holanda veio para o Brasil a fim de tentar reaver seus investimentos.
a) O principal instrumento de política colonial dos holandeses e ingleses eram as companhias de comércio, que eles utilizavam para fazer a intermediação entre a colônia e a metrópole. A companhia holandesa foi responsável pelo comércio do açúcar português até sua expulsão da costa brasileira.
b) A União Ibérica, união entre Portugal e Espanha, fez com que a Holanda fosse expulsa da costa brasileira e parasse de realizar a comercialização do açúcar brasileiro, indo para as Antilhas, desbancando o açúcar nacional na Europa.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/4750887