Significado dos símbolos da geometria triângulo, quadrado, círculo e hexágono e onde podemos encontrá-los na natureza e na sociedade?
Respostas
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
Triângulo
Mesmo sendo um dos símbolos geométricos mais simples e fundamentais, o triângulo abrange uma gama de significados. Ele é o símbolo da trindade dos deuses - Santíssima Trindade - nas culturas cristã, hindu, egípcia e babilônica e, por ser formado por três segmentos, o triângulo faz alusão também às tríades início, meio e fim e corpo, alma e espírito.
Quadrado
O quadrado simboliza pausa e cessação, refletindo estabilidade e perfeição. Muitos espaços trazem a forma dessa figura geométrica, tais como altares e templos e, para muitas culturas, ele representa a Terra e os pontos cardeais.
No Islamismo, esse símbolo é a representação do coração visto que cada lado é uma influência daquilo que esse órgão sofre: divina, angélica, humana e diabólica.
Para Pitágoras, o quadrado representa perfeição e, na arte cristã, é uma referência aos quatro evangelistas
Círculo
O círculo representa eternidade, perfeição e divindade pois não tem princípio nem fim. Desta forma percebemos a sua proximidade com Deus, motivo pelo qual é usado em muitas religiões.
Circulo
Ele é também uma representação do ciclo da vida; para os hindus, bem como para os budistas, simboliza nascer, morrer e renascer.
Simetria na Natureza
Uma das primeiras características geométricas com que deparamos quando procuramos detectá-las na Natureza é, porventura, a simetria.
A simetria na Natureza é um fenómeno único e fascinante. Esta ideia surge naturalmente ao espírito humano, remetendo-o para um equilíbrio e proporção, padrão e regularidade, harmonia e beleza, ordem e perfeição. Estes são alguns dos vocábulos que resumem reacções que temos inerentes às simetrias que abundam na Natureza, nas formas vivas e inanimadas.
Podemos encontrar simetrias sob as mais diversas formas e em diferentes locais.
Uma figura geométrica plana diz-se simétrica se for possível dividi-la por uma recta, de forma que as duas partes obtidas se possam sobrepor por dobragem. As rectas que levam a esse tipo de divisão chamam-se eixos de simetria da figura.
Um perfeito exemplo de simetria encontrada na natureza é o caso da borboleta, a qual apresenta um único eixo de simetria.
Todavia existem figuras que podem ter vários eixos de simetria ou nenhum.
A simetria bilateral é imediatamente detectada nesta imagem da cabeça de uma coruja.
No dente-de-leão é facilmente perceptível o arranjo em simetria radial.
Mas a assimetria (ou a não-simetria) é uma característica que também ocorre. Verificam-se mesmo alguns casos invulgares que têm deixado intrigados os observadores, como sucede, por exemplo, com a solha.
Notem-se, no caso do peixe achatado, os dois olhos na mesma face, assim como a boca deformada.
Podemos encontrar outras formas de assimetria, mas igualmente relacionadas com a matemática. Um das das mais frequentes, sobretudo entre as plantas, mas também presente no reino animal é a espiral, reconhecível no desenho das conchas de caracóis, búzios e afins.
É facilmente identificada, no caracol, a forma espiralada exibida pela casca.
Figuras regulares
Outra das formas geométricas mais facilmente reconhecíveis na Natureza é o hexágono regular (figura com seis lados de igual comprimento e cujos ângulos têm todos a mesma amplitude).
Tratando-se de uma das configurações que permitem aproveitar ao máximo o espaço - as outras são os triângulos equiláteros, ou seja, figuras com os três lados e os três ângulos iguais, e os quadrados - , encontramo-la, por exemplo, nos favos de mel das colmeias ou nas "escamas" que recobrem a casca do ananás, as quais, para além do seu formato hexagonal, formam também espirais, de acordo com os números de Fibonacci, como iremos ver mais à frente.
Podemos ver na figura seguinte o conhecido padrão hexagonal que encontramos nos favos das colmeias.
Sólidos geométricos
O mundo mineral brinda-nos igualmente com inúmeros exemplos matemáticos, nomeadamente no que se refere a sólidos geométricos.
Um dos mais famosos de todo o Mundo é a chamada Calçada dos Gigantes, um vasto aglomerado de colunas de rocha basáltica vulcânica, em forma de prismas de diferentes alturas, na sua maioria hexagonais, mas também pentagonais e ainda polígonos irregulares com 4, 7, 8, 9 e 10 lados, que se erguem junto à costa setentrional do Planalto de Antrim, na Irlanda do Norte.
Também a esfera é fácil de encontrar na Natureza.
Curvas matemáticas
Em Matemática é também estudado um conjunto particular de figuras definidas por linhas curvas que podem ser obtidas pela intersecção de superfícies cónicas com planos. E precisamente por esse motivo tais figuras são habitualmente conhecidas por "secções cónicas". São elas o círculo - quando o plano atravessa um cone perpendicularmente ao eixo deste - e a elipse (ambas curvas fechadas) e ainda a parábola e a hipérbole (curvas abertas). De resto, o cone propriamente dito pode também ser facilmente reconhecido na Natureza, nomeadamente no formato característico de muitos vulcões.
"
Os símbolos geométricos (triângulo, quadrado, círculo e hexágono) são figuras planas, pois são bidimensionais.
As figuras são divididas em círculos (circunferência e todos os pontos dentro dela) e polígonos (segmentos de retas juntos e fechados).
Cada figura (polígonos) recebe sua nomenclatura pela quantidade de lados e ângulos, por exemplo: o triângulo tem "três lados" por isso "tri" "ângulo", o quadrado tem quatro lados e quatro ângulos, hexágono tem seis lados e seis ângulos.
O círculo pode ser observado no formato da lua e é visto na sociedade como perfeição, divindade que não tem início e nem fim.
O quadrado é visto na natureza no formato de algumas pedras. Já na sociedade é associado por algumas culturas, como a Terra e os pontos cardeais.
Triângulo pode indicar a santíssima trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), e pode ser visto no centro de uma teia de aranha.
Para saber mais sobre este assunto: https://brainly.com.br/tarefa/29324429