Hoje em dia, o sistema eleitoral brasileiro adota o voto secreto, ou seja, o eleitor não revela
publicamente o seu candidato. Isso permite uma escolha livre na hora da votação. Apesar
disso, o voto de cabresto, o coronelismo, e as suas pressões eleitorais não desapareceram no
país.
Nas regiões mais carentes, ainda hoje, o eleitor pobre e sem informações ainda vota com
medo. É comum vender seu voto por uma sacola de comida, uma dentadura, um uniforme novo
para o time de futebol, ou mesmo uma vaga garantida para o filho na escola pública de sua
escolha.
Conforme a afirmação acima, responda no seu caderno:
A) O que você entendeu sobre o voto de cabresto?
B) Você acha que ainda hoje, essas práticas ainda existem? Justifique a sua resposta.
C) Você acha que ter liberdade para votar é sinônimo de poder escolher verdadeiramente seu
representante.
Respostas
Resposta:
a)Abuso de poder, é o voto comprado, quando os políticos compra o voto por dinheiro ou por troca de bens matérias que ocorria na época do coronelismo e se estende até os dias de hoje.
b) Sim, pois esse fenômeno acontece com frequência em cidades do interior brasileiro, onde as pessoas se obrigadas a votar em determinado candidato, talvez não mais pela coerção física, mas sim pela força psicológica, o medo. Outros, por sua vez, diante da realidade de miséria em que vivem, “optam” por aquele candidato que possa suprir suas necessidades básicas em um curto prazo, por exemplo: entrega de cestas básicas, pagamento de despesas com água e luz, compra de material de construção, promessa de emprego, entre outros. Tudo isso se configura como um voto de cabresto moderno.
c) Sim e não, pois como foi dito na questão anterior, as pessoas ainda são vitimas de práticas ilegais, como o voto de cabresto.
O sistema eleitoral é de suma importância para a garantia da democracia popular e o voto secreto garante que a corrupção ou a compra de votos seja evitada.
a) Na época do coronelismo o voto de cabresto foi muito presente, é o voto que é "forçado" ou vendido pelos próprios candidatos, eles oferecem algo em troca do voto.
b) Sim, principalmente em cidades menores, onde há muitas pessoas que não tem acesso a informação e não entendem como as vagas políticas são importantes para vários aspectos na vida social, econômica e ate mesmo cultural, assim, essas pessoas acabam vendendo seu voto por um por uma vaga de emprego, dinheiro ou até mesmo um saco de cimento.
c) Sim, deveria ser, as pessoas não deviam vender algo tão importante como o voto, pois, ele nos traz a responsabilidade de colocar um político competente que faça o melhor por nós e para a sociedade no geral, e votar é uma grande conquista para sociedade, é preciso levar com seriedade essa questão.
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/8536012