Respostas
Resposta:
Os exemplos de uso útil do feedback positivo são: na coagulação sanguínea, no parto e na geração de sinais nervosos.
Explicação:
Na coagulação: quando um vaso sanguíneo se rompe e começa a formar um coágulo, múltiplas enzimas, chamadas fatores de coagulação, são ativadas no interior do próprio coágulo. Algumas dessas enzimas agem sobre outras enzimas inativas no sangue imediatamente adjacente, causando, assim, mais coagulação sanguínea. Esse processo continua até que o orifício no vaso seja fechado.
No parto: quando as contrações uterinas ficam suficientemente fortes para que a cabeça do bebê comece a empurrar o colo uterino, o estiramento do colo envia sinais através do músculo uterino para o corpo do útero, causando contrações ainda mais fortes. Assim, as contrações uterinas estiram o colo, e esse estiramento causa contrações mais intensas. Quando esse processo fica suficientemente potente, o bebê nasce.
Na geração de sinais nervosos: quando a membrana plasmática de uma fibra nervosa é estimulada, provoca ligeiro vazamento de íons sódio, pelos canais de sódio, para o interior da fibra. Os íons sódio que entram na fibra provocam uma alteração no potencial de membrana, o que, por sua vez, causa maior abertura dos canais de sódio, alterando ainda mais o potencial. Assim, um leve vazamento provoca uma explosão de sódio que entra na fibra nervosa. Esse processo continua repetidamente até que o sinal nervoso chegue até a porção final da fibra.