No século XVII, os holandeses conquistaram o nordeste da América portuguesa (Brasil) e imprimiram características próprias a essas áreas coloniais. O apogeu do governo holandês deu-se à época da administração do príncipe João Maurício de Nassau (1637-1644). Considerando-se o governo de Nassau e comparando-o com a colonização portuguesa, pode-se afirmar que: *
(A) a colonização holandesa aprovava a libertação dos negros, índios e mestiços; ao passo que a colonização portuguesa defendia a escravidão dos negros africanos e dos ameríndios.
(B) a colonização holandesa permitia a convivência entre protestantes, católicos e judeus; enquanto a colonização portuguesa proibia a prática de qualquer outra religião que não fosse o catolicismo.
(C) os holandeses doavam terras de suas colônias para que os homens-bons construíssem os seus engenhos de açúcar; enquanto a Coroa portuguesa vendia terras aos senhores de engenho.
(D) os holandeses desenvolviam a produção açucareira utilizando o engenho movido a vapor; ao passo que a Coroa portuguesa expandia sua produção utilizando-se do engenho à tração animal.
(E) os espanhois desenvolveram a produção de café durante duas décadas
Respostas
respondido por:
7
Resposta: Letra B is
Explicação:
“Para os padrões da época, a Nova Holanda era bastante tolerante com outras religiões. Muitos judeus fugidos da Europa se instalaram em Recife, onde inauguraram a primeira sinagoga das Américas (na atual Rua do Bom Jesus). Pastores da Igreja Cristã Reformada ergueram 22 templos, tentaram traduzir a Bíblia para o tupi e até enviaram seis índios para aprender a nova fé na Europa.“
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás