O fim do Segundo Reinado está relacionado a três importantes questões: a religiosa, a militar e a abolicionista. Analise as afirmações a seguir sobre esse tema.
I. A chamada questão militar relaciona-se diretamente à ação de oficiais do Exército brasileiro. Fortalecidos após a Guerra do Paraguai, os militares mostravam-se insatisfeitos com seus salários e com a pouca influência política que tinham no governo, afastando-se da monarquia.
II. Além dos problemas com os militares, D. Pedro II teve atritos com a Igreja Católica. Ocorre que o imperador era contrário à maçonaria, aliada da Igreja, e foi prejudicado pelo padroado, que estabelecia que o imperador era submisso à instituição católica.
III. A questão abolicionista também envolveu os militares – que participaram da Guerra do Paraguai com muitas pessoas escravizadas e libertas no fim da guerra – e os latifundiários que, insatisfeitos por não terem recebido indenizações pelo fim da escravidão em 1888, passaram a defender o republicanismo.
Está(ão) correta(s) a(s) seguinte(s) afirmativa(s)
a. III apenas.
b. I e II apenas.
c. I e III apenas.
d. II e III apenas.
e. I, II e III.
Respostas
respondido por:
10
Resposta: c. I e III apenas.
Explicação: a II está errada pois o imperador tinha contato direto com a maçonaria, logo perdeu apoio da igreja
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás