• Matéria: Administração
  • Autor: guilhermegomes85
  • Perguntado 6 anos atrás

Uma das formas de estrutura organizacional é a Estrutura Matricial, essa forma de estrutura organizacional baseia em métodos de gestão que propõem definir condições como: comando, controle, delegações, definições de atribuições, entre outros fatores. A estrutura matricial busca tornar ágil estas atribuições em Gestão de pessoas, permitindo alocar dinamicamente os trabalhadores aos projetos e funções em curso, temporariamente e segundo as demandas, essa estrutura não está presa a rigidez das estruturas clássicas organizacionais. A Estrutura Matricial que permite fazermos a Gestão de Projetos apresenta várias características buscadas pelas empresas. Descreva no arquivo-resposta quais são essas caracerísticas e comente qual a importância delas nas estruturas organizacionais das empresas.


Alguém pode ajudar pra eu pegar uma base

Respostas

respondido por: winederrn
3

Dentre as principais características da Estrutura Matricial, podemos destacar:

  • baixo grau hierárquico - na prática, isso significa que os departamentos contam com especialistas que tomam decisões no tempo certo sobre os projetos e produtos trabalhados.

  • O controle maior é sobre os produtos e projetos da organização. Desse modo, é possível ter resultados melhores e em conformidade com o que a empresa espera.

Espero ter contribuído!

respondido por: bumolemes
1

Resposta:

A Estrutura Matricial pode ser classificada em três formas (Fraca, Moderada ou Forte) isso dependendo da força que o gerente de projetos tem na organização, Suas Características referem-se a força existente:  

Fraca - Suas características lembram a estrutura funcional por conta do gerente de projetos ter a função mais parecida com um facilitador ou coordenador do que de um gerente de projetos.

 

Moderada - Essa estrutura é o meio termo, Nele há um gerente de projetos que não é um gerente funcional e esse gerente passa a trabalhar no projeto em tempo integral, porém a equipe continua abaixo dos seus respectivos gerentes funcionais

Forte - Nesse modelo o gerente de projetos tem mais poder na tomada de decisão e mais disponibilidade de recursos, diferente da matricial fraca, onde os recursos são controlados pelo gerente funcional, ou na matricial moderada, onde há um misto de poder entre o gerente funcional e o gerente de projetos

Esse modelo oferece uma série de benefícios se comparado às outras estruturas de organograma, e certamente são muito importantes para a organização, Dentre eles:

Abre espaço para um ambiente mais fluido com foco claramente definido no projeto, Flexibilização da equipe de trabalho com destaque para a colaboração, Mesmo com funcionários nos níveis mais baixos da hierarquia têm participação na tomada de decisões, Destaca a ligação entre departamentos, enfatizando a necessidade do trabalho em equipe  e aumentando a capacidade de contribuição pessoal, Aumenta as chances de controle de resultado, Proporciona um quadro mais aberto e flexível, e tem-se a total Adaptabilidade as necessidades gerenciais e fatores externos.

Explicação:

Perguntas similares