O obsoleto privilegio do veto e o mau uso do Conselho de Segurança
pelos poderosos exaltam um novo colonialismo, dentro da própria ONU
(...) Pedimos um mundo sem impiedosos bloqueios, que causam a morte
de homens, mulheres e crianças, jovens e idosos, como bombas atômicas
silenciosas."(Trechos do discurso de Fidel Castro no primeiro dia das
comemorações dos 50 anos da ONU. FSP 28/10/950 discurso de Fidel
Castro caracteriza duas situações problemáticas: a questão do veto do
Conselho de Segurança da ONU e o bloqueio imposto a Cuba. Explique o
que é o VETO no conselho de segurança.
Respostas
Resposta:
O Conselho de Segurança da Onu é composto por 15 membros, 5 permanentes e 10 rotativos, eleitos a cada 2 anos.
O poder de VETO no conselho de segurança da ONU signfica que, qualquer questão apoiada pela maioria da organização só é aprovada se contar com apenas 9 votos do Conselho de Segurança, mas com todos os 5 votos dos membros permanentes ( EUA, Russia, China, Reino Unido e França). Esses possuem o poder de veto, qualquer questão só será aprovada se contar com o voto de todos os 5 membros permanentes.
Isso é considerado um problema, principalmente por novas potências como Japão e Alemanha, e por países em emersão como Índia e nosso glorioso Brasil. Todos esses reinvidicam representação permanente nessa instância de decisão. Eles formam o grupo conhecido como G4.
O G4: Alemanha, Japão, Índia e Brasil formam essa aliança com o objetivo de apoiar uns aos outros para ingressar em lugares permanentes no Conselho de Segurança. A proposta original deste recomendava um Conselho de Segurança formado por 25 países, cujas cadeiras seriam preenchidas por seis novos membros permanentes, porém sem poder de veto, e quatro rotativos. Entre os novos membros permanentes do G4, seriam incluídos dois africanos.
Informações majoritariamente retirados do livro Território e Sociedade no Mundo Globalizado, de Elian Alabi, Anselmo Lazaro e Cláudio Mendonça.