Respostas
Enfim, se você quer saber se membros do clero já lutaram em batalhas durante a história, claro que sim
Explicação:
O mais famoso foi Pedro, o Eremita. Pedro, o Eremita foi um monge francês que organizou a Cruzada Popular, a primeira cruzada que existiu, antes mesmo da "Primeira Cruzada" oficial.
A Cruzada Popular foi um movimento espontâneo, sem planejamento algum, que surgiu com a famosa chamada do Papa Urbano II à guerra santa, o famigerado Deus Vult.
(Deus Vult)
Com a chamada do Papa, Pedro, o Eremita conclamou a população a se juntar à "guerra santa". Um monte de camponês sem nenhuma condição ou treinamento se juntou à "Cruzada dos Mendigos" e juntos marcharam em direção ao Leste, onde quase todos os pobres foram massacrados (Pedro, o Eremita, foi uma das poucas exceções, ele sobreviveu).
Era basicamente um Malafaia da vida que conclamou ao povo que não quarentenasse em meio ao surto do COVID-19… o bando de fiel pobre e desmiolado obedeceu, foi massacrado, mas o líder sobreviveu (inclusive se juntou à Primeira Cruzada, a chamada "Cruzada dos Nobres", que não tinha nenhum objetivo "santo", sendo basicamente composta por nobres com interesse nas terras do Oriente… essa Cruzada, sim, foi vitoriosa, e a única vitoriosa na História).
Eis aqui o Pedro, o Eremita, que levou um monte de gado fiel ao abate no Oriente e, depois, sobreviveu: