• Matéria: Filosofia
  • Autor: betrizJulia3
  • Perguntado 6 anos atrás

imagine que você precisa explicar a um colega o que foram os sofistas.escreva um breve resumo apontando as principais informações sobre o tema.
alguém me ajuda pfv é urgente eu preciso de um resumo de 12 linhas fazem tipo do jeito que vcs entenderem.....

Respostas

respondido por: hakknnervilela
6

Os sofistas foram reputados como grandes mestres, eram procurados por jovens bem-nascidos, dispostos a pagar muito dinheiro para aprender o que os filósofos tinham a lhes ensinar. O jovem buscava junto ao sofista a areté, qualidade indispensável para se tornar um cidadão bem-sucedido.

No regime democrático que vigorava em Atenas, o exercício da função política dependia do bom uso da palavra. E os sofistas foram mestres na arte de bem falar.

 Os sofistas negam a existência da verdade, ou pelo menos a possibilidade de acesso a ela. Para os sofistas, o que existe são opiniões: boas e más, melhores e piores, mas jamais falsas e verdadeiras. Na formulação clássica de Protágoras, “o homem é a medida de todas as coisas”.

 Os sofistas foram sábios que atuavam como professores ambulantes de filosofia, ensinando, a um preço estipulado, a arte da política, garantindo o sucesso dos jovens na vida política. Eles ensinavam a arte da retórica.

Principais Sofistas:

Protágoras de Abdera (492-422 a.C.) declara o princípio do homem-medida, densamente contido em sua sentença segundo a qual “o homem é a medida de todas as coisas, das que são pelo que são e das que não são pelo que não são”.

Górgias de Leontinos (485-380 a.C.), em seus escritos intitulados Sobre a natureza e sobre o não ser, explicita suas concepções filosóficas, que devem ser compreendidas em sua radical oposição à tradição ontológica eleática, inaugurada pelo pré-socrático Parmênides, para a qual o ser é, e o não ser não é. Esse sofista rejeita integralmente a cosmologia parmenidiana, mediante a articulação de três teses: o ser não existe; caso o ser existisse, não seria cognoscível; e caso o ser fosse objeto de conhecimento, não seria possível comunicá-lo pela linguagem.

Perguntas similares