Respostas
Resposta:
Mecanismo de perda de calor: a perda de calor, que começa no parto, pode ocorrer através de quatro mecanismos – evaporação, condução, radiação e convecção.
Evaporação: a perda de calor por evaporação ocorre quando fluidos (água insensível, perspiração visíveis e fluidos pulmonares) se tornam vapor no ar seco. Quando mais seco o ambiente, maior a perda de calor por evaporação a perda acentuada de calor por evaporação que ocorre como parto pode ser minimizada secando-se imediatamente o recém-nascido e removendo-se os campos molhados.
Condução: esta forma de perda de calor ocorre quando a pele entra em contato direto com um objeto mais frio, por exemplo, uma bancada ou balança fria, portanto qualquer superfície metálica sobre a qual o recém-nascido será colocado deve ser forrada.
Radiação: uma superfície sólida mais fria sem contato direto com o neonato pode causar perda de calor através de radiação. Fontes comuns de perda de calor radiante incluem as paredes e janelas da incubadora, ocorrendo mesmo a temperaturas quentes, a perda de calor radiante pode ser minimizada através do uso de uma cobertura de calor termoplástica.
Convecção: a perda de calor da superfície corporal para o ar circunjacente mais frio ocorre através de convecção, ela é maior em ambientes resfriados assim a sala de parto resfriada para o conforto da equipe de saúde pode causar perda significativa de calor convectivo no recém-nascido.
Defesas contra-hipotermia: em um ambiente frio ou em outras circunstâncias estressantes o recém-nascido se defende contra a perda de calor através de controle vasomotor, do isolamento térmico, da atividade muscular e da termogênese sem tremor de frio.
EXPLICAÇÃO COMPLETA