A inclusão de crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência na escola, prioritariamente em classes comuns, é um desafio global, definido em tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário. Há evidências de que a inclusão vem sendo ampliada, como pode ser observado pela porcentagem de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação matriculados em classes comuns no Brasil. A taxa passou de 46,8%, em 2007, para 85,9%, em 2018. Entre 2017 e 2018, o crescimento foi de 17,4 pontos percentuais na Educação Infantil, 10,9 pontos percentuais no Ensino Fundamental e 23,4 pontos percentuais no Ensino Médio. TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019. São Paulo: Editora Moderna, 2019. A inclusão escolar é um assunto de grande importância para a construção de um sistema educacional democrático, em que todos os cidadãos se sintam contemplados.

Considerando as informações apresentadas acerca desse tema, analise as afirmações a seguir.
I. O Brasil tem se negado a assinar acordos junto aos órgãos internacionais acerca da inclusão de crianças e adolescentes com necessidades especiais nas escolas comuns.
II. A inclusão escolar se refere apenas a casos em que o aluno apresenta deficiências físicas ou cognitivas.
III. Progressivamente, o Brasil vem conseguindo ampliar a inclusão escolar em todos os níveis da educação básica.

É correto o que se afirma em

Respostas

respondido por: jorodrigues31
72

Resposta:

acredito que seria II e III, mas nao há essa opção, alguem pode me ajudar?

Explicação:


ricardojosefr: CONCORDO COM A 3 CORRETA
sartorileandro12: 3 correta
anasiqueirac: Apenas a III está correta
rogeriobarbosa2309: resposta III
linslr: Concordo com a III, pela analise da questão pelos todos pontos
André1996: Concordo que é a III.

Fico feliz em saber que a comunidade do Brainly continua sendo gentil com a galera ^^
magdasantoslindasap: muito obrigada
vanyyale: Concordo com a III, a II abrange mais inclusões como: deficiências físicas ou motoras, altas habilidades, déficits cognitivos, autismos e outras condições sociais, emocionais e psíquicas devem ser levadas em consideração.
albertopereiraglobal: III
layne93: A 2 não está completamente correta, porque a inclusão educacional abrange, além das deficiência, diversidades de gênero, étnicas, sociais e culturais..
respondido por: winederrn
0

Apenas a assertiva (3) está correta.

Assertiva 3: Progressivamente, o Brasil vem conseguindo ampliar a inclusão escolar em todos os níveis da educação básica.

I. O Brasil tem se negado a assinar acordos junto aos órgãos internacionais acerca da inclusão de crianças e adolescentes com necessidades especiais nas escolas comuns.

ERRADO. Na verdade, o Brasil tem se mostrado um país bastante preocupado com a inclusão de pessoas com deficiência. A prova disso é a  Lei Nº 13.146/2015 ou Lei da Pessoa Com Deficiência, que tem o objetivo de promover a inclusão social e a cidadania para as pessoas com algum tipo de deficiência.

II. A inclusão escolar se refere apenas a casos em que o aluno apresenta deficiências físicas ou cognitivas.

ERRADO. Na realidade, a inclusão deve ocorrer de acordo com o que diz a Lei da Pessoa Com Deficiência. No Art. 2º dessa lei, é possível observar a definição de pessoa com deficiência, sendo a que se segue:

aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

III. Progressivamente, o Brasil vem conseguindo ampliar a inclusão escolar em todos os níveis da educação básica.

CERTO. É exatamente isso que pode ser observado no texto da questão. Nos anos de 2017 e 2018, por exemplo, houve crescimento dos índices relacionados à inclusão de pessoa com deficiência nos ensinos infantil (10,9%) e médio (23,4%).

Aprenda mais sobre esse tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/27141725

Cuide-se bem!

Anexos:
Perguntas similares