O termo ataraxia designa o ideal da imperturbabilidade ou da serenidade da alma, em decorrência do domínio sobre as paixões ou da extirpação destas. (Abbagnano, N. Dicionário de Filosofia). O termo ATARAXIA está fortemente ligado ao *
(A) Epicurismo e estoicismo.
(B) Hermetismo e ao congruísmo.
(C) Jansenismo e ao laxismo.
(D) Idealismo transcendental.
(E) Materialismo.
O princípio da ética epicurista está relacionado com a: *
(A) atitude de desvio da dor e da procura do prazer, sendo que a concepção do prazer é também espiritual e contribui para a paz de espírito e o autodomínio.
(B) ideia de que é pela razão que se alcança a perfeição moral e que centra a busca dessa perfeição no amor e na boa vontade.
(C) atitude de aceitação de tudo que acontece, porque tudo faz parte de um plano superior, guiado por uma razão universal.
(D) relação individual e pessoal de cada um com Deus, que é concebido como o Criador onisciente e onipresente.
(E) noção de que cada indivíduo pode escolher livremente entre se aproximar de Deus ou se afastar Dele.
Opção 11
Platão foi um dos filósofos que mais influenciaram a cultura ocidental. Para ele, a filosofia tem um fim prático e é capaz de resolver os grandes problemas da vida. Considera a alma humana prisioneira do corpo, vivendo como se fosse um peregrino em busca do caminho de casa. Para tanto, deveria transpor os limites do corpo e contemplar o inteligível. Assinale a alternativa correta *
(A) Como Sócrates, Platão desenvolveu uma ética racionalista que desconsiderava a vontade como elemento fundamental entre os motivadores da ação. Ele acreditava que o conhecimento do bem era suficiente para motivar a conduta de acordo com essa ideia (agir bem).
(B) Para Platão, a essência das coisas é dada a partir da análise de suas causas material e final.
(C) Platão chamava o conhecimento da verdade de doxa e o contrapõe a uma outra forma de conhecimento (inferior) denominada de episteme.
(D) A teoria das ideias não pode ser considerada a chave de leitura aplicável e todo pensamento platônico
(E) Platão propõe um modelo de organização política da sociedade que pode ser considerado estamental (composta por plebeus e aristocratas) e antidemocrático. Para ele, o governo não deveria se pautar pelo princípio da maioria. As almas têm natureza diversa, de acordo com sua composição, isso faz com que os homens devam ser distribuídos de acordo com sua natureza, divididos em grupos encarregados do governo, do controle e do abastecimento da polis.
Parece que a felicidade, mais que qualquer outro bem, é tida como este bem supremo, pois a escolhemos sempre por si mesma, e nunca por causa de algo mais; mas as honrarias, o prazer, a inteligência e todas as outras formas de excelência (...), escolhemo-las por causa da felicidade, pensando que através delas seremos felizes. (Aristóteles. Ética a Nicômaco). Partindo da citação acima, é INCORRETO afirmar: *
(A) A noção de felicidade é central à ética aristotélica, que por esse motivo é caracterizada como "ética eudaimônica".
(B) Aristóteles associa a noção de bem com a noção de felicidade.
(C) Para Aristóteles, a felicidade parece ser escolhida por causa dela própria.
(D) Para Aristóteles, escolhemos a felicidade tendo em vista apenas as honrarias, o prazer e a inteligência.
(E) Para Aristóteles, todas as nossas escolhas devem ter por finalidade última a felicidade.
Sobre a doutrina hedonista pode-se afirmar que: *
(A) O prazer estável, isto é, aquele que elimina a dor, é sempre inatingível.
(B) O homem não pode entregar-se à atração que o prazer exerce sobre ele.
(C) Corresponde à doutrina contrária a de Epicuro.
(D) Só existem prazeres efêmeros.
(E) O prazer é o princípio de toda ação
A virtude é, pois, uma disposição de caráter relacionada com a escolha e consiste numa mediania, isto é, a mediania relativa a nós, a qual é determinada por um princípio racional próprio do homem dotado de sabedoria prática. (Aristóteles. Ética a Nicômaco. Trad. de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. São Paulo: Abril Cultural, 1973. Livro II, p. 273.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a situada ética em Aristóteles, pode-se dizer que a virtude ética : *
(A) Implica na escolha do que é conveniente no excesso e do que é prazerosos na falta
(B) Reside no meio termo, que consiste numa escolha situada entre o excesso e a falta
(C) Consiste na eleição de um dos extremos como o mais adequado, isto é, ou o excesso ou a falta.
(D) Baseia-se no que é mais prazeroso em sintonia com o fato de que a natureza é que nos torna mais perfeitos.
(E) Pauta-se na escolha do que é mais satisfatório em razão de preferências pragmáticas (práticas).
Respostas
2. A alternativa correta é a B. Ideia de que é pela razão que se alcança a perfeição moral e que centra a busca dessa perfeição no amor e na boa vontade.
3. A alternativa correta é a E. Platão propõe um modelo de organização política da sociedade pode ser considerada estamental e antidemocrático. Era ele o Governo deveria se fazer tudo por que os homens devem ser distribuídos de acordo com a sua natureza dia dos encarregados do governo do controle e do abastecimento da pólis.
4. Resposta letra D. Para Aristóteles, escolhemos a felicidade tendo em vista apenas as honrarias, o prazer é a inteligência.
5. Alternativa E. O prazer é o princípio de toda ação.
6. Resposta letra B. Reside no meio termo que consiste numa escolha situada entre o excesso e falta.
1. Sobre a ATARAXIA, as respostas são: 1-A, 2-A/ 5. Sobre a doutrina hedonista: LETRA E.
O epicurismo de Epicuro de Samos preza pelos prazeres e afirma a necessidade de se afastar a dor e o sofrimento da vida humana. Para Epicuro, o homem deve viver para a tranquilidade da alma, afastando tudo o que lhe pode causar dor, pois somente os prazeres, de forma limitada, pode proporcionar ao homem a ataraxia, ou seja, a imperturbabilidade da alma.
3. Sobre Platão, a resposta é E.
Para Platão, a alma humana pode ser concupiscível (própria dos artesãos), irascível (comum nos guerreiros e nos guardiãos da pólis) e racional (dos filósofos e governantes). Com isso, a cidade ideal, segundo Platão, é aquela onde os homens são ensinados com base nas almas que lhe são determinadas assim que nascem, ou seja, algumas crianças apresentam uma tendência de predominância da alma irascível, outras quanto à alma concupiscível e assim por diante.
4. Sobre Aristóteles, a alternativa INCORRETA é: D/ 6. Sobre a ética em Aristóteles, LETRA B.
Aristóteles, na obra "Ética a Nicômaco", pergunta-se sobre a finalidade das ações humanas e quais atos levam o homem à eudaimonia, isto é, felicidade.
Assim, Aristóteles indaga os cidadãos da pólis grega o que é felicidade para essas pessoas. Alguns respondem que a felicidade está nos prazeres (comer bem, dormir bem), outros dizem que a felicidade consiste na honra, pois o homem é feliz quando é reconhecimento e famoso na cidade. Para outros, ainda, a felicidade está na riqueza, no dinheiro.
Aristóteles, ao refletir sobre o que seja a felicidade na essência, diz que a boa vida consiste em agir para o bem. Com isso, o homem só é feliz quando está direcionado ao bem e às ações corretas e justas. A riqueza, os prazeres e a honra são caminhos para se chegar à felicidade, porque a riqueza acaba, os prazeres podem corromper o homem e a honra depende de outro para se instalar.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/26117800
Link: https://brainly.com.br/tarefa/10611182
Link: https://brainly.com.br/tarefa/22440