Ao longo dos séculos, foram impostas normas, leis e fórmulas aos trabalhadores. Inicialmente, os teóricos acreditavam que sistemas perfeitos e eficientes bastavam para a organização alcançar os resultados esperados. Posteriormente, foi ficando claro que os aspectos relacionados ao ser humano não eram controláveis e previsíveis. Com isso, você pode notar que duas teorias já estavam instaladas: uma a favor da produção e outra do trabalhador — Teoria Clássica da Administração versus Teoria das Relações Humanas.
Você e seus colegas de turma da faculdade formaram um grupo para apresentar um trabalho sobre uma das teorias da administração. Entre os integrantes, você foi o único que votou por abordar sobre a Teoria das Relações Humanas; os demais optaram por falar sobre a Teoria Clássica da Administração.
Para convencê-los a mudar de ideia, você precisa argumentar sobre as características de cada uma das duas teorias. Para isso:
1. Apresente uma comparação entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas.
2. Qual o argumento que você utilizará para convencê-los?
Respostas
TEORIA CLÁSSICA: trabalhadores são vistos como máquinas, ênfase em tarefas, a autoridade é centralizada, prevalecem a especialização do trabalhador, a competência técnica, a divisão do trabalho, as regras e hierarquia. A concepção de homem é o homem econômico, ou seja, é motivado por interesses econômicos (salários).
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS: ênfase nas pessoas, no grupo informal, na autonomia dos trabalhadores, nos relacionamentos interpessoais e aspectos psicológicos e sociais. A concepção de homem é o homem social, ou seja, é motivado pelo atendimento de suas necessidades sociais.
2. Na Teoria Clássica, o foco era na organização formal, estrutura, normas e procedimentos. Na Teoria das Relações Humanas, o foco era em relações sociais e na organização informal, pois a atuação do trabalhador era o que mais importava. Atualmente aspectos como liderança e motivação ainda são muito valorizados, já que as pessoas são responsáveis pelo seu sucesso.
Resposta:
1. Na Teoria Clássica, organização e trabalhadores são vistos como máquinas; a ênfase está nas tarefas e na tecnologia; a autoridade é centralizada; prevalecem a especialização do trabalhador, a competência técnica, a divisão do trabalho, as regras e os regulamentos e a hierarquia. A concepção de homem é o homem econômico, ou seja, é motivado para o trabalho por interesses econômicos (salários e benefícios).
Já na Teoria das Relações Humanas, a ênfase está nas pessoas, no grupo informal, na autonomia dos trabalhadores, nos relacionamentos interpessoais e nos aspectos psicológicos e sociais. A concepção de homem é o homem social, ou seja, é motivado para o trabalho pelo atendimento de suas necessidades sociais.
2. Na Teoria Clássica, o foco era na organização formal, na sua estrutura, nas suas normas e nos seus procedimentos, com o objetivo principal de analisar as tarefas e as funções da administração, pois todos os problemas identificados eram de origem técnica ou administrativa. Na Teoria das Relações Humanas, o foco era nas relações sociais e na organização informal, pois a atuação do trabalhador na organização era o que mais importava. Até os dias atuais, aspectos como liderança e motivação são muito valorizados nas organizações, uma vez que são as pessoas as responsáveis pelo seu sucesso ou fracasso.
Explicação: