O colapso da URSS, que aconteceu entre 1985 e 1991, teve como um de seus
pontos mais marcantes a polarização entre o setor “linha-dura” do comunismo
soviético, liderado por Valentin Pavlov, e o setor liberalizante e modernizador,
representado por Boris Yeltsin. Em 18 de agosto de 1991, o setor linha-dura promoveu
contra o então secretário-geral da URSS, Mikhail Gorbatchev:
a) um boicote nas eleições gerais do partido.
b) um complô para colocá-lo contra Yeltsin.
c) um golpe de Estado.
d) um atentado a tiros.
e) um setor de liberdade arcaico.
Respostas
Resposta:
resposta correta e letra C
Explicação:
Gobartchev chegou a ser preso em 18 de agosto de 1991, na tentativa de golpe orquestrada pelo grupo linha-dura do comunismo soviético em declínio. Sua prisão resultou em uma das maiores manifestações populares da Rússia dos últimos tempos. O secretário-geral teve que ser libertado e, em poucos meses, a URSS dissolver-se-ia de vez
Com a instabilidade política e econômica que levou ao colapso da União Soviética, houve contra o secretário-geral da URSS, Mikhail Gorbatchev a tentativa de “um golpe de Estado.” (alternativa c)
A ala formada pelos integrantes linha-dura do partido, consideravam que as reformas realizadas por Gorbatchev era eram muito liberais e que iria enfraquecer ainda mais a União Soviética.
A crise da União Soviética e reformas de Mikhail Gorbatchev
A crise que contribuiu para o colapso da União Soviética teve início na década de 70, mas começou a ser sentida apenas na década de 1980.
Ela está relacionada aos gastos econômicos provenientes a Corrida Armamentista, da Corrida Espacial e de eventos como a Guerra do Afeganistão e financiamento de países aliados.
Além disso, a indústria soviética, embora muito avançada em tecnologias bélicas não conseguiu acompanhar o desenvolvimento tecnológico em outros setores industriais.
Para tentar conter a crise Mikhail Gorbatchev na década de 80, a Glasnost (reforma política) e a Perestroika (reforma econômica). Com a implantação das reformas, houve uma forte resistência de algumas alas mais radicais do partido, que tentaram dar um golpe de estado em Mikhail Gorbatchev.
O golpe foi impedido pelo presidente da república da Rússia Boris Yeltsin com o apoio de parte do exército e da população. A tentativa de golpe aumentou a instabilidade da região e em dezembro de 1991, houve o colapso da União Soviética, evento que marcou o fim da Guerra Fria.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre o colapso da União Soviética em:https://brainly.com.br/tarefa/28036373
#SPJ3