• Matéria: História
  • Autor: Yuricacarmona74
  • Perguntado 6 anos atrás

Que implicações tiveram no sistema de alianças e concessões territoriais mútuas no continente africano Marrocos e egipto

Respostas

respondido por: gabrielmorelli880720
7

Resposta:

Desde os fins do século XIX, o Marrocos, assim como todo o restante da África, serviu como palco de várias disputas imperialistas. Observando esse quadro, grandes nações europeias envolvidas nessa situação resolveram estabelecer um acordo sobre o assunto com a realização da Convenção de Madri, em 1880. Naquele momento, ficava acordado que franceses, alemães e britânicos teriam direitos iguais na exploração comercial do território marroquino.

Entretanto, algumas décadas mais tarde, essa definição foi transgredida quando a França decidiu reconhecer a hegemonia inglesa no Egito e, em troca, recebeu apoio para conquistar o território marroquino. Através desse conchavo, os alemães se sentiram ameaçados e consideraram que a isonomia da Convenção de Madri estava sendo desrespeitada. Com isso, em 1905, o kaiser alemão Guilherme II desembarcou no país defendendo a independência do estado marroquino.

Perguntas similares