O colonialismo alimentado pela Revolução Comercial entrou em extinção, no início do século XIX, devido a fatores como a decadência do mercantilismo e o interesse pelo desenvolvimento interno, que acompanharam as primeiras fases da Revolução Industrial. No entanto, após a Segunda Revolução Industrial, ressurge um novo imperialismo, que se alastrará principalmente para a África e a Ásia.Na base desse novo imperialismo, encontramos: *
(A) o alastramento da industrialização para outros países além da Inglaterra, o que gerou excedentes de produtos manufaturados e de capitais, competição por novos mercados, além de campos de investimento e novas fontes de matérias-primas.
(B) a busca de poder e riqueza do Estado por meio da acumulação de ouro nos cofres públicos, para que o governo mantivesse exércitos, equipasse armadas e, ao mesmo tempo, garantisse o suprimento de produtos tropicais.
(C) a necessidade de encontrar novos mercados para que se pudessem gerar excedentes de produtos manufaturados nos países industrializados que, ao exportá-los, acumulariam ouro internamente – sinônimo de poder e riqueza.
(D) o livre-câmbio internacional, base para a maior eficiência produtiva e distribuição ótima de recursos, condição indispensável para a venda dos excedentes de produção da metrópole e compra das matérias-primas das colônias.
(E) o aproveitamento da mão de obra barata e dos recursos naturais pouco abundantes das colônias para a produção de mercadorias manufaturadas a custos mais baixos do que aqueles conseguidos na metrópole.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Letra "A"
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás