• Matéria: Química
  • Autor: rikke26
  • Perguntado 6 anos atrás

o que é vidro quimicamente​

Respostas

respondido por: lucyweslen
3

Resposta:

Podemos dizer que o vidro é uma substância sólida e amorfa, aonde ele apresenta uma temperatura de transição vítrea. ... Na sua forma pura, o vidro é um óxido metálico transparente, de elevada dureza, essencialmente inerte e biologicamente inativo, que pode ser fabricado com superfícies muito lisas e impermeáveis.

Explicação:

Espero ter ajudado.


angelinasantana61: A 4: escreva o nome de três segmentos da economia de Blumenau e região ligadas ao setor de turismo e entretenimento.
angelinasantana61: A 7:
angelinasantana61: Que fator citado foi responsável pela extinção ou fluência ou diminuição da produção de Blumenau ou região.
rikke26: desculpa mas nao sei
rikke26: porque nao postas?
angelinasantana61: Eu achei que era bem difícil sabe,mas se tu achar fácil... daí se tu não não conseguir, procuro com outras pessoas do E Brainly, tá?
angelinasantana61: Porque eu acabei de acordar.
rikke26: desculpa
rikke26: por não ajudar
angelinasantana61: tudo bem
respondido por: vitornl2005
1

O hábito de utilizar utensílios de vidro deve-se ao simples fato de o vidro ser um material inerte. Como assim? Trata-se de um material que não interage com nenhuma outra substância química. Por isso, muitos produtos são armazenados preferencialmente em recipientes de vidro, como os ácidos.

Características físicas e químicas do Vidro

Do ponto de vista físico, o vidro pode ser definido como um líquido sub-resfriado, rígido, sem um ponto de fusão definido e com uma viscosidade elevada. Do ponto de vista químico, o vidro é a mistura de óxidos inorgânicos não voláteis resultantes da decomposição e da fusão, principalmente, de compostos alcalinos, alcalinoterrosos e de areia, formando um produto final com estrutura atômica desorganizada.

→ Substâncias utilizadas na fabricação do vidro

Várias são as substâncias que podem ser utilizadas na fabricação do vidro e, por essa razão, existem os mais variados tipos de vidro no mercado, já que a possibilidade de combinação dos materiais é muito grande. As substâncias mais comuns na fabricação dos vidros são:

Sílica ou óxido de silício (SiO2): É o principal componente que forma o vidro e nada mais é do que areia. Sua quantidade percentual na fórmula do vidro chega a, aproximadamente, 70%;

Óxido de cálcio (CaO): É utilizado na composição do vidro para dificultar a cristalização da sílica, pois ele não permite que os átomos do óxido de silício reorganizem-se corretamente em cristais de areia;

Carbonato de sódio (Na2CO3) ou Óxido de sódio (Na2O): Utilizado para remover toda e qualquer bolha de ar durante o processo de fabricação do vidro, além de contribuir para uma boa dureza e rigidez. Facilita também a fusão da sílica;

Alumina ou óxido de alumínio(Al2O3): Está na composição do vidro para conferir maior resistência a choques mecânicos;

Óxido de magnésio (MgO): Proporciona a capacidade de suportar mudanças bruscas na temperatura.

essa resposta esta bem completa , espero que tenha te ajudado

Perguntas similares