Leia o texto, em seguida responda a questão: Os desentendimentos começaram quando, de forma surpreendente, Washington Luís insistiu na candidatura de um Paulista à sucessão. Como se isso não bastasse, fechou questão em torno do governador de São Paulo, Júlio Prestes. Até hoje, as razões da intransigência de Washington Luís são discutidas. (...) Seja como for, a atitude de Washington Luís empurrou mineiros e gaúchos para um acordo, reproduzindo até certo ponto o alinhamento de forças da campanha 1909- 1910. A articulação de uma candidatura de oposição partiu do governador de Minas (...) Em plena campanha eleitoral, estourou em outubro de 1929 a crise mundial. Ela apanhou a cafeicultura em uma situação complicada. (...) (Boris Fausto, História do Brasil) * A situação descrita no texto acabou por desencadear: *
a) A Campanha Civilista, que defendia a candidatura de um civil contra o militar apoiado pelos cafeicultores paulistas.
b) A Revolução de 1930, que pôs fim ao Estado oligárquico e levou o Brasil a uma nova organização política, econômica e social.
c) A formação da Aliança Liberal, chapa de oposição que venceu a eleição presidencial e conduziu Getúlio Vargas ao poder.
d) O fortalecimento da Política do Café com Leite, a fim de manter o governo sob controle dos cafeicultores diante da crise econômica.
Respostas
respondido por:
36
Resposta: letra C
Explicação: a candidatura de um outro Paulista, Júlio Prestes, após o governo de Washington Luís, desencadeou a revolta da oligarquia mineira, e seria a próxima na "linha de sucessão" da República do café-com-leite aliando-se as oligarquias Gaúcha, Fluminense e paraibano, os mineiros fundaram o partido de oposição para concorrer às eleições de 1930, aliança liberal.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás