• Matéria: Biologia
  • Autor: nadirsalesfelix08
  • Perguntado 6 anos atrás

9. Quais as funções do fígado que não estão
relacionadas ao sistema digestório?
10. Descreva o trajeto que o alimento faz no sistema
digestório
11. Qual a importância do palato mole no processo de
deglutição?
12. Quais são os estágios do processo de deglutição?
13. Qual a importância da cartilagem epiglote no
processo de deglutição?
14. Que é neristaltismo?​

Respostas

respondido por: biaalvespb098
9

Resposta:

9- Além das suas funções metabólicas, temos a destruição de hemácias, formação de glicogênio, degradação de diversos substratos, formação de enzimas, proteínas e fatores de coagulação, entre outras, como a hematopoiese fetal ou em casos de anemia severa.

O fígado irá produzir a bile com base nas hemácias mortas, essa bile possui a função de diluir os lipídios em gotas menores, que são as micelas.

10-O caminho que os alimentos fazem no sistema digestório é: trituração (boca, dentes..), goela (faringe e esôfago), liquidificação (estômago), transformação química (fígado, vesícula biliar, intestino delgado), mordeção (glândulas bucais), dupla face (pâncreas) e finalmente, intestino grosso. O restante é eliminado.

11-o palato mole encarrega-se de bloquear a passagem dos alimentos para as fossas nasais no momento de os engolir.

12-Em relação às fases da deglutição, encontra-se na literatura autores que citam como tendo três fases – oral, faríngeana e esofagiana; outros consideram que existem cinco fases – uma primeira que seria o comando do sistema nervoso central quando sentimos o cheiro de algum alimento e começamos a nos preparar para deglutir – em segundo viria a fase preparatória, a oral, a faríngea, a esofágica.

13-A epiglote funciona como uma espécie de válvula da laringe, que é um dos órgãos do aparelho respiratório. Durante a deglutição, a laringe se eleva enquanto que nilto a epiglote se abaixa, fechando a entrada da laringe e permitindo a passagem do alimento para o esôfago.

14-Os movimentos peristálticos ocorrem como consequência da contração dos músculos lisos que constituem os órgãos do tubo digestório. Esses movimentos, chamados normalmente apenas de peristaltismo, são essenciais para o processo digestivo, uma vez que garantem a movimentação dos alimentos ao longo do sistema digestório.

Explicação:


nadirsalesfelix08: obg
Perguntas similares