Questão 18) - 0,50 ponto(s)
Texto 1
Nos últimos dias, tem havido no Brasil uma série de manifestações populares. Os protestos começaram com movimento de indignação com o aumento das tarifas de ônibus, principalmente entre jovens de classe média nas grandes capitais. O que se fala hoje é que o movimento se deve a um “somatório de insatisfações”, que, além do reajuste de tarifas sem melhora no transporte público, inclui alta de preço de alimentos, inflação generalizada, corrupção e gastos com a Copa do Mundo de Futebol de 2014.
Texto 2
Os Três Macacos Sábios ilustram a porta do Estábulo Sagrado, um templo do século XVII localizado no Santuário Toshogu, na cidade de Nikko, Japão. Seus nomes são Kikazaru (o que tapa os ouvidos), Iwazaru (o que tapa a boca) e Mizaru (o que cobre os olhos), cuja tradução é não ouça o mal, não fale o mal e não veja o mal. A "lenda dos macaquinhos” é uma forma de lembrar que, se os homens não olhassem, não ouvissem e não falassem o mal alheio, ter-se-iam comunidades com paz e com harmonia.
Texto 3
Com base nos textos 1, 2 e 3 apresentados, julgue os itens a seguir.
I. Tanto na charge quanto na história dos três macaquinhos há o pressuposto de que a vedação dos sentidos é uma atitude de busca pela paz e pela harmonia social.
II. As ações de tapar os ouvidos pelo Executivo Municipal, de tapar os olhos pelo Executivo Estadual e de tapar a boca pelo Executivo Federal revelam uma hierarquia desses Poderes.
III. O reconhecimento do processo intertextual instaurado entre a charge e a história dos três macaquinhos faz com que os leitores deduzam o posicionamento do Poder Executivo sobre as manifestações populares ocorridas no Brasil.
É correto apenas o que se afirma em
A)
II e III.
B)
II.
C)
I.
D)
I e II.
E)
Respostas
É correto apenas o que se afirma em:
A) II e III.
I. Falso - Apenas na história dos três macaquinhos há o pressuposto de que a vedação dos sentidos é uma atitude de busca pela paz e pela harmonia social, pois "se os homens não olhassem, não ouvissem e não falassem o mal alheio, ter-se-iam comunidades com paz e com harmonia."
Na charge, a vedação desses sentidos é uma crítica à falta de harmonia entre os poderes e a população.
II. Verdadeiro - O Executivo Municipal está subordinado ao Executivo Estadual, que por sua vez está subordinado ao Executivo Federal. Esa hierarquização está demonstrada pelas ações de ouvir, ver e falar, que formam uma sequência crescente.
III. Verdadeiro - Os leitores podem deduzir que o papel do Poder Executivo deveria ser de ouvir, ver e se comunicar com os manifestantes durante os protestos.