Pesquise as ideias do filósofo francês René Descartes e produza um texto refletindo de que modo a Fenomenologia se opõe ou critica a visão racionalista de Descartes.
Respostas
Para Descartes, eu não poderia apreender nenhuma coisa como existente se primeiramente eu não me experimentasse existente no ato de apreendê-la, como a condição sem a qual não haveria absolutamente nada. A certeza do mundo, em Descartes, seria imediatamente dada com a certeza do Cogito.
Já para a Fenomenologia, o real deve ser descrito, não construído ou constituído. A cada momento, nosso campo perceptivo é preenchido de reflexos, de impressões que não podemos ligar de maneira precisa ao contexto percebido e que, todavia, situamos imediatamente no mundo.
A percepção não é uma ciência do mundo, não é nem mesmo um ato, uma tomada de posição deliberada, a percepção é o fundo sobre o qual todos os atos se destacam e ela é pressuposta por eles.
Bons estudos!
A regra geral que orientará Descartes na busca de novas verdades é a clareza e a distinção. O inatismo, neste sentido, é discutido por Descartes para descobrir qual é a "assinatura" do criador em nós. As ideias inatas são as mais simples e, para chegar na mais simples de todas - Penso, logo existo - Descartes percorre um longo caminho.
Para os fenomenólogos, a dúvida metódica de Descartes não funciona como método filosófico: a realidade, dada, deve antes ser descrita do que duvidada.
A fenomenologia tem como lema "ir às coisas mesmas": o intuito de Edmund Husserl era deixar de lado as abstrações racionalistas e empiristas para buscar a descrição dos fenômenos.
Dada a crise das ciências europeias ao final do século XIX, a filosofia precisou buscar uma espécie de novo sentido: o cartesianismo e o cientificismo empirista culminaram na propagação de diversas ciências, mas deixaram a filosofia clássica, metafísica, em segundo ou terceiro plano. A tarefa da fenomenologia passa a ser resgatar o que faz da filosofia filosofia.
Husserl terá em Heidegger seu aluno mais famoso e continuador - ainda que por linhas tortas - da fenomenologia. Heidegger, contudo, acrescenta o existencialismo, que inverte a sentença de Descartes: a existência é um dado de fato prioritário ao pensamento.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/26724235