Respostas
Resposta:
Monômios são expressões algébricas que apresentam multiplicações entre números conhecidos (coeficientes) e desconhecidos (incógnitas). É possível realizar todas as operações matemáticas básicas com monômios, como a potenciação.
Propriedades usadas na potenciação de monômios
Em primeiro lugar, a potenciação em si é uma operação matemática que depende totalmente da multiplicação. Ao elevar monômios a alguma potência, portanto, valem todas as propriedades da multiplicação, a saber:
Comutatividade
Associatividade
Existência de elemento neutro
Existência de elemento inverso
A distributividade não é usada na potenciação de monômios porque envolve soma entre parcelas. Mais detalhes sobre as propriedades da multiplicação podem ser encontrados aqui.
Em segundo lugar, para calcular potências de monômios, também são usadas algumas das propriedades de potências, a saber:
I) (a·b)n = an·bn – Potência de um produto
II) (an)m = an·m – Potência de potência
Para mais detalhes sobre as propriedades de potência, clique aqui.
Potenciação de monômios
O primeiro passo a ser dado por quem quer calcular uma potência que envolve monômios é reescrevê-los com a propriedade chamada potência de um produto. Esse passo colocará um expoente em cada fator da potência do monômio e tornará os cálculos muito mais fáceis. Depois disso, encontre o resultado da potenciação de cada um dos fatores.