Adolescência é a fase que marca a
transição entre a infância e a idade adulta.
Caracteriza-se por alterações em diversos níveis,
físico, mental e social e representa para o
indivíduo um processo de distanciamento de
formas de comportamento e privilégios típicos da
infância e de aquisição de características e
competências que o capacitem a assumir os
deveres e papéis sociais do adulto. No inicio da
adolescência determinados hormônios, substancias
produzidas por glândulas, estimulam ovários e
testículos, órgãos sexuais, a secretar os hormônios
sexuais. Os hormônios são????????
Respostas
Resposta:
progesterona, estrogênio, testosterona eu só esses
Resposta:
Os hormônios são: testosteronas, progesterona e estrógeno.
Explicação:
Os hormônios sexuais são substâncias produzidas nas gônadas, testosterona nos testículos (em indivíduos do gênero masculino) e progesterona e estrógeno nos ovários (em indivíduos do gênero feminino).
Masculinas (13 a 16 anos) → surgimento de pêlos pelo corpo (na face, na axila e na região pubiana), aumento em tamanho do pênis, espessamento das cordas vocais, iniciação da espermatogênese.
Femininas (12 a 15 anos) → surgimento de pêlos pelo corpo, desenvolvimento da cintura pélvica (quadril), desenvolvimento dos seios, início do ciclo menstrual e ovogênese.
A produção desses hormônios ocorre devido a estímulos emitidos pelo hipotálamo (região do cérebro com função reguladora de processos metabólicos), liberando fatores hormonais gonadotróficos, com ação na hipófise (glândula do sistema nervoso) que libera FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante), atuando sobre as gônadas.
Nos testículos o FSH estimula as células dos tubos seminíferos a desencadearem o processo de divisão meiótica para produção de espermatozóides, enquanto o LH estimula as células intersticiais na produção de testosterona afirmando os caracteres sexuais secundários.
Nos ovários, o FSH inicia o amadurecimento das células foliculares, estimulando a secreção de estrógeno que prosseguirá com o desenvolvimento do folículo. O LH promove ainda mais a secreção de estrógeno, induzido a ovulação, rompendo o folículo e liberando o ovócito primário.