Sobre as corporações de ofício, assinale a alternativa INCORRETA. *
a) As corporações de ofício de artesãos eram dirigidas por grandes comerciantes e se um artesão que pertencente à corporação ficasse doente, ele não recebia nenhum tipo de ajuda.
b) Em muitas cidades medievais, uma pessoa só podia trabalhar em um ofício se pertencesse a uma corporação, isto é, a uma associação de profissionais de um mesmo ramo de atividade.
c) As corporações de ofício protegiam seus associados contra a concorrência e os amparavam na velhice e na doença.
d) Havia dois tipos de corporações de ofício: a de comerciante e a de artesãos.
Respostas
acho que a resposta é a B
Resposta:
OIII
1)b)Os aprendizes eram jovens livres que dependiam do mestre para trabalhar e aprender o ofício. O artesão começava a vida como aprendiz, trabalhando na oficina de um mestre em troca de alimentação, roupa e moradia e depois de algum tempo, se aprovado, se tornava um oficial.
2)b) A universidade foi uma criação medieval e pode ser definida como uma associação de professores e de alunos com a intenção de buscar conhecimento. A universidade de Bolonha, por exemplo, foi criada por uma associação de alunos no século XI.
1)b)Explicação:
Os aprendizes eram jovens livres que dependiam do mestre para trabalhar e aprender o ofício. O artesão começava a vida como aprendiz, trabalhando na oficina de um mestre em troca de alimentação, roupa e moradia e depois de algum tempo, se aprovado, se tornava um oficial. Os jornaleiros eram aqueles que recebiam por jornada de trabalho.
As corporações de ofício se tornaram muito importantes na Idade Média, mesmo que a base da economia medieval fosse a agricultura, o trabalho desenvolvido nas corporações era importante para o comércio.
2)b)Explicação:
A universidade foi uma criação medieval e pode ser definida como uma associação de professores e de alunos com a intenção de buscar conhecimento. A universidade de Bolonha, por exemplo, foi criada por uma associação de alunos no século XI. A universidade mais antiga é a de Bolonha criada em 1088, no século XI. A Universidade era formada geralmente por quatro faculdades: Artes, Filosofia, Medicina, Direito e Teologia.