Dizei como no início os deuses e Terra nasceram, os Rios e o Mar sem fim, furioso nas ondas, os Astros fulgentes e o largo Céu acima, e esses que deles nasceram [...]. Bem no início, Abismo nasceu; depois, Terra largo-peito, de todos assento sempre estável, dos imortais que possuem o pico do Olimpo nevado, o Tártaro brumoso no recesso da terra largas-rotas e Eros, que é o mais belo entre os deuses imortais, o solta-membros, e de todos os deuses e todos os homens subjuga, no peito, espírito e decisão refletida.
HESÍODO. Teogonia. Tradução de Christian Werner.
São Paulo: Hedra, 2013. p. 39.
Os que por primeiro filosofaram, em sua maioria, pensaram que os princípios de todas as coisas fossem exclusivamente materiais. De fato, eles afirmaram que aquilo de que todos os seres são constituídos e aquilo de que [...] derivam e aquilo em que por último se dissolvem é elemento e princípio dos seres, na medida em que é uma realidade que permanece idêntica mesmo na mudança de suas afecções.
ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução de Giovanni Reale.
São Paulo: Edições Loyola, 2002. p. 16.
Tendo em vista que o primeiro trecho consiste no registro de uma narrativa mítica peculiar da cultura grega antiga, enquanto o segundo faz referência aos primeiros discursos filosóficos que surgiram nessa sociedade, podemos afirmar que tanto o mito quanto a filosofia buscam solucionar questões
A
tocantes aos costumes e hábitos.
B
acerca da natureza do belo e do justo.
C
referentes aos deuses e sua natureza.
D
concernentes ao conhecimento humano.
E
relativas à origem dos entes e dos fenômenos.
Respostas
Resposta:
Alternativa (E).
Explicação:
Relembrando que "entes" significa "coisa", então podemos fazer o seguinte;
Relativas à origem das coisas e dos fenômenos, para facilitar o entendimento da questão.
Os mitos são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. ... Um mito não é um conto de fadas ou uma lenda (algo que ainda não foi comprovada a existência).
Já a filosofia buscava compreender tais fenômenos, ações e acontecimentos, por exemplo, os tornados, as chuvas, os terremotos, etc. A filosofia tinha como seu objetivo estudar a existência destes fenômenos, exemplificando, a chuva:
- Filosofia (ciência) "A chuva é um fenômeno climático que ocorre da seguinte forma: 1º - A água, quando é aquecida (pelo Sol ou outro processo de aquecimento), evapora e se transforma em vapor de água […]" e por aí vai.
- Mito (Deuses, magia ou sobrenatural) "A deusa da chuva se enfureceu e por este motivo mandou a chuva, com objetivo de nos costigar[…]"...
NÃO ESQUEÇA DE AVALIAR!!!
ABRAÇO!!!