• Matéria: História
  • Autor: brunaalmeidacamposs
  • Perguntado 7 anos atrás

gente me ajudem!! PRECISO URGENTE

Qual foi a importância da escravidão e do regime salarial???


brunaalmeidacamposs: para o desenvolvimento humano

Respostas

respondido por: jonathanbarbosa66
1

Resposta

A escravidão do salário ou escravidão assalariada é a situação na qual a vida de uma pessoa depende de um salário. É um termo pejorativo usado para fazer uma analogia entre escravidão e trabalho assalariado. No regime de escravidão, os escravos são forçados, coagidos fisicamente a trabalhar em benefício alheio, recebendo em troca apenas comida. Os trabalhadores assalariados, por sua vez, são privados dos meios de produção, que lhe são necessários para prover sua própria sobrevivência. Assim, também são forçados a trabalhar em benefício dos proprietários dos meios de produção (fábricas, terras, etc.), em troca de uma remuneração que é sempre inferior ao valor do trabalho realizado (ver mais-valia). Em contrapartida, os que possuem bens podem se dar ao luxo de empregar outros para que ganhem para si seu sustento. Para esses autores, o trabalho assalariado se assemelha a uma escravidão de aluguel, onde o trabalhador é impelido à escravidão pela pobreza, em lugar de pelo chicote. No ano 2016 A organização Acordo Coletivo ligada ao SindiPetro referiu-se em seu site á um amálgama cunhado como assalariescravo, diz o texto que: “todo trabalhador que deixa de produzir algo de seu prazer, vende sua força de trabalho a outrem, e em troca disso recebe apenas o valor do sal suficiente para sua sobrevivência, chegou a tal miséria que submete-se a ser um assalariescravo. […] Antes seres humanos eram tirados de sua pátria para trabalharem contra a sua vontade. Hoje eles se entregam por um prato de comida ao dia!”; trechos referidos ao autor Angelo de Los Santos.[1]

Segundo estes autores, a escravidão do salário só será abolida com o fim da propriedade privada sobre os meios de produção. Após isto, todos poderiam ter acesso aos recursos necessários para ganhar o próprio sustento, sem a necessidade de se submeter à exploração de terceiros.

espero ter ajudado.

respondido por: ju1075
0

Resposta:

é a situação na qual a vida de uma pessoa depende de um salário. É um termo pejorativo usado para fazer uma analogia entre escravidão e trabalho assalariado. No regime de escravidão, os escravos são forçados, coagidos fisicamente a trabalhar em benefício alheio, recebendo em troca apenas comida. Os trabalhadores assalariados, por sua vez, são privados dos meios de produção, que lhe são necessários para prover sua própria sobrevivência. Assim, também são forçados a trabalhar em benefício dos proprietários dos meios de produção (fábricas, terras, etc.), em troca de uma remuneração que é sempre inferior ao valor do trabalho realizado (ver mais-valia). Em contrapartida, os que possuem bens podem se dar ao luxo de empregar outros para que ganhem para si seu sustento. Para esses autores, o trabalho assalariado se assemelha a uma escravidão de aluguel, onde o trabalhador é impelido à escravidão pela pobreza, em lugar de pelo chicote. No ano 2016 A organização Acordo Coletivo ligada ao SindiPetro referiu-se em seu site á um amálgama cunhado como assalariescravo, diz o texto que: “todo trabalhador que deixa de produzir algo de seu prazer, vende sua força de trabalho a outrem, e em troca disso recebe apenas o valor do sal suficiente para sua sobrevivência, chegou a tal miséria que submete-se a ser um assalariescravo. […] Antes seres humanos eram tirados de sua pátria para trabalharem contra a sua vontade. Hoje eles se entregam por um prato de comida ao dia!”; trechos referidos ao autor Angelo de Los Santos.[1]

Segundo estes autores, a escravidão do salário só será abolida com o fim da propriedade privada sobre os meios de produção. Após isto, todos poderiam ter acesso aos recursos necessários para ganhar o próprio sustento, sem a necessidade de se submeter à exploração de terceiros.

Contudo, há autores capitalistas que afirmam que com o fim da propriedade privada apenas se abririam novos meios de exploração, sendo, assim, a escravidão do salário um sofisma, pois sem o dinheiro para dar liberdade ao homem, voltar-se-ia ao chicote, à exploração direta. Alguns autores que advogam o fim da escravidão assalariada contra-argumentam que se a liberdade dos indivíduos é dada pelo dinheiro, os indivíduos não têm liberdade enquanto indivíduos, mas apenas enquanto detentores de dinheiro. Se os indivíduos são livres não por si, mas por outra coisa (o dinheiro, o salário), eles não são livres, mas escravos dessa coisa e daqueles que detém essa coisa (os capitalistas).

Explicação:

peguei na internet

Perguntas similares